Por Ayanne Karoline
O dia dos Pais se aproxima e com ele a oportunidade de aquecimento do comércio. Este ano, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) prevê crescimento de 2% em relação a 2014, número otimista se considerarmos a crise. Na Serra, as lojas de rua devem receber o maior volume de procura.
Grande parte da movimentação será nos centros comerciais de Laranjeiras, Jacaraípe, Porto Canoa e Serra Sede. Segundo o diretor da CDL Serra, José Antônio Puppin, em tempo de dificuldades financeiras os shoppings saem perdendo. Isso porque os consumidores buscam preço baixo. “O custo de uma loja no shopping é caro e o lojista acaba repassando isso para o produto”, avalia.
A notícia agrada aos lojistas de bairro, como o presidente da Associação dos Comerciantes e Empresários de Jacaraípe (Acejac), Odirlei Carioca Dematte. Porém, mesmo sabendo da preferência dos consumidores, ele destaca que a inovação e a criatividade são essenciais. “Para driblar o mau momento é preciso criar novas oportunidades, novos nichos”, diz.
Outra aposta é a promoção. Uma característica do consumidor que gasta pouco é a pesquisa por melhores preços. Na loja Tricores, em Laranjeiras, por exemplo, as camisas polo terão preço a partir de R$ 35. Com os valores especiais e pela característica da data, o proprietário Mauro Guzansky espera aumentar as vendas. “Nossa estimativa é de 15%”, pontua.
Este ano, o valor médio dos presentes será de R$ 60. Celulares e eletrônicos ficarão em segundo plano. Segundo o diretor da CDL Serra, José Antônio Puppin, os preferidos serão as roupas, calçados e cosméticos masculinos, como creme para barbear e pós-barba.
Segurança
Geralmente, nesses períodos de grande movimentação os assaltos e furtos aumentam. “Entre as vias mais preocupantes está a Avenida Central, de Laranjeiras, e a Abdo Saad, em Jacaraípe”, afirma Puppin.
O comando do 6º Batalhão da Polícia Militar informou que o município receberá reforço de policiamento no início do mês de agosto, nos principais pontos de comércio da Serra.