Gabriel Almeida
José de Anchieta é mais conhecido por ser um bairro residencial, mas o comércio na região tem crescido. Com mais de 60 lojas que oferecem diversos serviços como supermercados, loja de roupas, calçados, salões de beleza, utilidades domésticas, restaurantes, lanchonetes, materiais de construção, pet shop, casas lotéricas, farmácias, academias, entre outros estabelecimentos.
De acordo com o presidente da associação do bairro, William Douglas de Brito, além dos mais de seis mil moradores da comunidade, pessoas de outros bairros frequentam o comércio da comunidade.
“Moradores de Jardim Tropical, Laranjeiras Velha, Residencial Mestre Álvaro, Solar de Anchieta e José de Anchieta II e III frequentam o comércio da nossa comunidade para pagarem as contas, irem ao supermercado, farmácias, padarias, e outros”, explica.
Comerciante há 17 anos, Edileusa Moreira, é proprietária de uma loja de vestiários disse que a maior parte das vendas é para moradores da comunidade, mas também para pessoas de outros bairros. “Temos roupas e acessórios para crianças, adolescentes, jovens e adultos e vendemos para moradores de José de Anchieta I, II, III, Solar de Anchieta, Jardim Tropical e Laranjeiras Velha”, explicou a comerciante.
Outra comerciante da região é a Fabiola Cruz que tem uma loja que oferece doces, artigos para festa, salgados e outros produtos industrializados. “A crise nos afetou um pouco, mas conseguimos superar e além de vendas para os bairros da região, também temos clientes de Barcelona, Campinho da Serra e Feu Rosa”, conta.
Durante a noite no bairro, as lanchonetes e sorveterias do bairro ficam muito movimentadas. A sorveteria do comerciante Manoel Raimundo que funciona há seis anos tem o maior movimento no domingo depois das 21h. “No domingo a partir das 21h o movimento começa a aumentar. Pessoas de quase todas as igrejas da região vem tomar açaí ou sorvete aqui no estabelecimento”, explica.