Movimento que começou tímido no Brasil há cinco anos, mas que se consolidou no ano passado, a Black Friday chega no próximo dia 27 como mais uma oportunidade para lojistas se recuperarem e consumidores comprarem com melhor preço. Na Serra, a expectativa dos lojistas é de um aumento nas vendas de 15% em relação a Black Friday de 2014.
O diretor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do ES (Fecomércio-ES), José Carlos Bergamim, afirma que a maior venda de produtos de melhor valor, como eletroeletrônicos e os da linha branca, será na Serra. “É o comércio mais estabilizado do Espírito Santo e que já está se preparando com promoções reais para a Black Friday. Teremos uma grande sexta-feira de vendas”, diz.
A reposta para tanto otimismo está nas necessidades de consumidor e lojista. Enquanto um carrega uma alta demanda de compra reprimida pela crise, o outro necessita vender a qualquer custo. “Este ano, as pessoas seguraram para comprar algumas coisas e já chegam no fim do ano com desejo de obter alguns produtos. Já o lojista lutou para não fechar as portas e sabe que se não abaixar o preço, não vai vender”, destaca Bergamim.
Um das lojas que vai participar é a Eletrocity de Laranjeiras. Vários produtos estarão com descontos, inclusive os de maior valor como eletrodomésticos. Também será possível comprar no site da loja, que estará com produtos marcados por etiquetas de desconto.