Categories: Economia

Comércio otimista e preparado para faturar no Dia das Mães

 

A proprietária Andriele com a cliente Ingrid, na loja Vila Rio Multimarcas, em Laranjeiras: expectativa de boas vendas. Foto: Fábio Barcelos

Clarice Poltronieri

Segunda data mais importante para o comércio, o Dia das Mães pode aumentar em até 40% as vendas em alguns setores do comércio de varejo. As lojas de moda feminina, calçados, bolsas e acessórios têm essa data como a segunda melhor do ano, ficando atrás apenas do Natal.

Em Porto Canoa, NéiaLibardi,proprietária da loja Dona Filó, está otimista e já se prepara para lançar as promoções. “Nessa data, as vendas naturalmente aumentam em 30% e a expectativa é de que este ano as vendas superem as de 2017, pois percebi que o comércio em si está melhor. Investimos em novos produtos – lingerie e moda plussize – e já estamos bolando as promoções para o Dia das Mães”, aposta.

Fabrício Moura, gerente da Nonato Calçados, em Laranjeiras, espera que as vendas se mantenham como em 2017. “Nessa data, que é a segunda mais importante para nosso ramo, temos um aumento de até 40% nas vendas. Mas a expectativa é que se venda como o ano passado”, explica.

Andriele França, gerente da Vila Rio, também em Laranjeiras, também está otimista. “Este ano as vendas melhoraram e esperamos que o dia das Mães também seja melhor. Em geral as vendas aumentam cerca de 20% na data”, afirma.

O coordenador da Câmara de Dirigentes Lojistas da Serra-Sede, Edson Quintino, fala sobre a expectativa dos comerciantes locais. “Segunda data mais importante do ano para o comércio e em alguns ramos as vendas crescem até 20%. Ainda estamos em uma situação econômica turbulenta, por conta da política, mas a expectativa dos comerciantes é deque as vendas cresçam 5% em relação a 2017”, destaca.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-ES) está com expectativa de que o crescimento real nas vendas chegue a 4%, em relação ao passado. Em 2017 o crescimento no mês de maio foi de 2,1% em relação a 2016, após dois anos de perdas significativas (-15,2% em maio de 2016 e -8,3% em maio de 2015).

Espera-se ainda que o valor dos presentes fique entre R$100 a R$150. Os segmentos mais procurados são vestuário, bijuterias e acessórios, perfumaria, cosméticos, eletrodomésticos e telefonia celular.

Movimento nos restaurantes aumenta

Além do comércio de varejo, outro setor que ganha com a data são os restaurantes, cuja data chega a ser a de maior faturamento do ano. É o caso do restaurante Demattê, em Jacaraípe, conforme diz osócio proprietário,Jorge Demattê. “É o dia de maior faturamento no ano, que chega a triplicar, dependendo do ano, mas no mínimo dobra. Na data sempre trabalhamos na capacidade máxima do restaurante, atendendo cerca de 150 pessoas. O movimento maior é entre 12h30 e 15h”, aponta.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Três Marias: trilha e pôr do sol a 600 metros de altitude na Serra neste sábado (8)

As Três Marias ficam a 600 metros de altitude e fazem parte da Área de Preservação Ambiental Mestre Álvaro, na…

12 horas atrás

Outback abre vagas de emprego para sua nova loja na Serra

O Outback abriu vagas de emprego para sua nova loja, que vai funcionar no Shopping Mestre Álvaro, na Serra. Crédito:…

13 horas atrás

‘Nova oposição’ na Serra ameaça espaço ocupado por Pablo Muribeca

Pablo Muribeca, Agente Dias e Pastor Dinho: Na política, não há vácuo de poder. Crédito: Divulgação. Embora tenha perdido a…

13 horas atrás

Ano letivo da Serra começa com oito novas escolas, modernização de salas de aula e mais professores

Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra Novas escolas, salas de aula modernas e climatizadas, eventos escolares que integram a comunidade escolar e…

13 horas atrás

Forró Deck 16 traz Os 3 do Nordeste para show exclusivo na Serra neste sábado (8)

O grande destaque deste sábado (8) do Deck 16 será o show exclusivo do grupo Os 3 do Nordeste, que…

15 horas atrás

Pedro Halle se destaca no marketing digital e entra de vez no audiovisual

Pedro atua como roteirista, fotógrafo, filmmaker, produtor audiovisual e webdesigner. Crédito: Divulgação Pedro Luiz Marques Filho, mais conhecido como Pedro…

15 horas atrás