Ayanne Karoline
O Dia das Crianças, comemorado no próximo dia 12, deve movimentar o comércio da Serra, mas as vendas não devem progredir em relação ao ano passado. A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Serra, é que haja uma queda de 4%. No cenário estadual, a baixa ficará em torno de 5,7%, segundo informações da Fecomércio-ES.
Apesar das previsões ruins, o comércio de brinquedos fica mais movimentado nesta época, afinal, os pais raramente deixam de presentear as crianças. Porém, o gasto médio está menor, cerca de R$ 100 por presente. “Esperamos vender, mesmo sabendo que não será nada especial pelo momento econômico vivido pelo país”, explicou o diretor da CDL Serra, José Antônio Puppin.
Na casa da professora Debora Robert vai ter presente para a pequena Thais, de quatro anos. Mas este ano ele será mais em conta. “Estamos economizando devido à situação atual do país e porque estamos esperando mais um bebê, o que elevou os gastos no último mês”, explicou.
Uma pesquisa divulgada pela Fecomércio-ES mostrou que, em setembro, o nível de Consumo das Famílias ficou bem baixo (30,1 pontos) para um índice que varia de 0 a 200 pontos, na qual abaixo de 100 pontos representa o nível de insatisfação para o consumo. A perspectiva para os próximos seis meses também está baixa: 41,5 pontos.
“O endividamento das famílias é um fator que dificulta as compras e o orçamento para os presentes fica mais restrito. Os brinquedos devem representar boa parte da escolha dos consumidores para presentearem nesta data, mas os segmentos de vestuário e calçados também costumam ficar mais movimentados”, explicou o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri.