Comprar um apartamento próprio é o desejo de muitos jovens. Representa o sonho da independência e da segurança. Atualmente, é possível conquistar o imóvel próprio e a independência antes dos 30 anos, no entanto, a palavra de ordem é planejamento para conquistar a independência sem comprometer a vida financeira.
Histórias de vida
Brunna tem 26 anos e representa bem esse perfil de jovem. Durante toda sua vida ela morou com os pais, porém já pensava e fazia planos de comprar seu próprio apartamento. Desejo que conseguiu realizar depois de se formar.
“Desde muito cedo eu percebi que queria ter a minha independência, o meu espaço. Imediatamente percebi que o preço que eu pagaria em um aluguel seria o mesmo preço de comprar um apartamento financiado, então não fazia sentido pagar por algo que não era meu, além de correr o risco de ter que sair assim que o proprietário solicitasse. Foi quando procurei fazer simulações e encontrei prestações menores que o aluguel e que cabem no meu bolso. Agora já moro no que é meu”. Diz a orgulhosa proprietária de um apartamento no Vista do Horizonte Condomínio Clube, da Morar Construtora.
O casal que comprou seu apartamento
Um raciocínio parecido guiou os planos do casal Ronaldo, de 29 anos, e Carol, de 24. Eles são casados há três anos e inicialmente optaram pelo aluguel, mas analisaram as possibilidades e perceberam que era possível adquirir um imóvel próprio sem apertos.
“A casa própria é uma realização, por vários fatores. A princípio pensávamos que o aluguel nos daria mais liberdade, mas percebemos que era justamente o contrário. Na nossa casa, existe muito mais liberdade para fazer as coisas da forma que queremos, sem precisar prestar satisfação ao proprietário, tanto no aspecto de decoração e estrutura, como no dia a dia. É um marco, uma realização pessoal e também nossa, como casal”, reflete Ana, também proprietária de uma unidade no Vista do Horizonte.
Pelos olhos de quem entende
O gerente comercial da Morar, Filippe Vieira, explica que, com as facilidades oferecidas pela construtora, é mais fácil e mais seguro comprar o apartamento próprio.
“O principal ponto para quem pensa em comprar seu imóvel é se informar, procurar a construtora e ver as condições. No portfólio de opções da Morar, é possível encontrar muitos apartamentos com prestações menores do que o aluguel. Algumas pessoas acreditam que é preciso ter muito dinheiro guardado para dar entrada em um apartamento, mas hoje existem condições muito flexíveis que o consumidor pode descobrir durante uma conversa com a equipe de corretores Morar. Acredito que informação é peça-chave para essa decisão”, diz o gerente da Morar.
Confira outras dicas importantes para quem deseja comprar um apartamento próprio antes do 30:
Contas em dia
São muitas as facilidades para quem deseja morar em seu próprio imóvel, mas planejamento financeiro nunca é demais. É imprescindível deixar todas as contas organizadas e pagas em seus devidos vencimentos. Caso você ainda não tenha começado, nunca é tarde para se planejar financeiramente, cortar supérfluos e focar no seu objetivo.
Descreva em um papel tudo o que precisa ser pago, os valores, as parcelas, e o quanto de dinheiro está comprometido até o fim dos débitos. A partir daí é hora de manter todos os gastos dentro do orçamento, com controle e disciplina.
Casa dos pais
Quem pensa em sair da casa dos pais para ganhar independência, precisa estudar prós e contras. Um dos prós de morar com os pais é a oportunidade de poupar muito dinheiro.
Mesmo que algumas contas estejam sob a sua responsabilidade, não pesará tanto quanto ter um valor inteiro para pagar o aluguel mensalmente. Portanto, se você divide a moradia com os seus pais e vislumbra que a possibilidade de seguir morando com eles por mais alguns meses é plausível, essa pode ser uma alternativa interessante para economizar.
Assim, o que você poderia gastar pagando aluguel em uma saída precoce do ninho, pode ser utilizado para pagar as parcelas do seu imóvel próprio.
Casa compartilhada é alternativa
Se você já não mora mais com seus pais ou familiares, compartilhar uma casa talvez seja uma das melhores saídas. Além das responsabilidades diárias serem compartilhadas, o valor de todas as contas será dividido pelo número de moradores. Um pouco menos de privacidade, mas uma grande economia para caminhar até o apartamento dos seus sonhos.
Escolha o imóvel adequado para o seu orçamento
Parece óbvio, porém escolher um apartamento que está dentro do seu orçamento vai te ajudar a manter e controlar os gastos fixos e sua vida financeira continuará saudável.
Concluindo, para comprar um apartamento…
Por último, vale estar disposto a conferir ofertas especiais em bairros em potencial desenvolvimento e com infraestrutura completa. Além disso, busque também imóveis que ofereçam diferenciais para melhorar a qualidade de vida. A Morar possui diversas opções de apartamentos para diferentes tipos de família, seja com uma ou com muitas pessoas, com prestações que cabem no bolso. De quebra, eles oferecem todo o conforto dos condomínios-clube, com lazer e segurança completos, que as parcelas são menores até que o aluguel.
Para conhecer mais empreendimentos da morar, acesse www.morar.com.br