A primeira coisa que temos que nos atentar é sempre fazer uma pausa quando seu gato começar a se sentir estressado. O sucesso do treinamento vem da sua paciência e determinação. Lembre-se que o gato gosta de rotina, então torne esse momento uma rotina diária, de preferência no mesmo horário.
+ Qual deve ser o tamanho da caixa de areia?
+ Tudo o que você precisa saber sobre caixa de areia e gato
Primeiramente vamos separar todos os produtos necessários (não parar o procedimento para ficar procurando o que está faltando).
Materiais:
- Escovas de cerdas macias ou dedeira para gato.
- Pasta de dentes veterinária (nunca use a humana pois pode ser tóxica).
- Esponja ou pano, ou gaze macios.
- Primeiramente vamos começar a manipular suavemente (sem nenhum material ainda) a boca do seu gato, fazendo carinho e conversando com voz agradável.
- Se ele se mostrar calmo, continue a manipulação e ofereça alguns petiscos como recompensa para ele. Lembre-se que essas recompensas têm que ser IMEDIATAS.
- Se ele demonstrar resistência, não force, não dê a recompensa, pare e tente mais tarde.
- Após perceber que ele não oferece mais resistência à manipulação, vamos avançar no treinamento, deslizando lentamente os dedos sobre os dentes e gengivas (essa etapa é um pouco mais demorada, não desista!). Lembre-se de dar petiscos IMEDIATAMENTE a uma conquista, ou se ele não colaborar, nada de petiscos. Tenha paciência.
- A próxima etapa será trocar os dedos por uma gaze/pano/esponja macios, repetindo o que foi falado anteriormente.
- Quando seu gato estiver confortável com a esponja ou pano ao longo dos dentes, adicione um creme dental ou gel veterinário (muito pouco, não adiante colocar em grande quantidade pois ele provavelmente não vai aceitar) à gaze/pano/esponja. Continue com os elogios e recompensas.
- Agora já á hora de apresentar a escova de dentes para ele. Toque-a no rosto do seu gato, deixe ele cheirar, coloque-o sob os lábios e massageie-o suavemente (todo esse processo deve ser feito lentamente e lembre-se de premiar ou não, conforme o sucesso ou insucesso do treinamento). Escolha uma escova de dentes que seja fácil de usar.
- Se o seu gato gosta da pasta de dente, faça-o lamber a escova de dentes. Não se esqueça de elogiar e recompensar com guloseimas sempre!
- Somente agora vamos iniciar a etapa de escovação. Use um movimento circular e concentre-se na linha da gengiva do seu gato.
- Inicialmente, concentre-se nas superfícies externas dos dentes, sob os lábios. Não tente fazer inicialmente em todos os dentes, tenha paciência e perseverança, vá devagar, talvez de um em um, ou de dois em dois dentes. Passe cerca de 2 a 3 minutos escovando toda a boca, de preferência uma vez por dia e no mesmo horário.
Todo esse processo parece ser difícil, mas na verdade ele depende mais de perseverança e paciência do que exprime alguma dificuldade.
Com o tempo, pode retirar os petiscos oferecidos e trocar por elogios somente.
Essa conquista será para a vida toda, e os resultados serão maravilhosos em relação à preservação da saúde bucal do seu animal.