Produzir conteúdo para Instagram de qualidade sem dúvida é um dos fatores que contribui para gerar engajamento nessa mídia social. Contudo, este é também um dos maiores desafios para muitas pessoas e empresas.
Afinal, qual o formato ideal de conteúdo para postar no Instagram? Vídeos longos, reels ou posts estáticos? Entrar nas trends ou não? Qual tipo de conteúdo gera interações nessa rede social?
O fato é que o Instagram é uma rede muito dinâmica. Então, o que é relevante hoje pode não ser daqui algumas semanas.
Por isso, além de constância, também é preciso haver criatividade e estratégia na hora de criar bons conteúdos para postar. Afinal, segundo estudo feito pela comScore, empresa de análise de dados, o tempo gasto pelos brasileiros nas redes sociais cresceu 25% em 2020.
Então quanto mais relevante for seu conteúdo, mais seguidores e interações vai conseguir através de plataformas como Instagram. Mas como fazer isso quando ainda se tem que editar imagens, interagir nos comentários e até analisar métrica?!
É exatamente isso que vamos mostrar nesse artigo. Continue lendo e descubra agora o que mudou em relação ao conteúdo no Instagram desde seu lançamento. Além disso, veja também o que fazer para conseguir produzir um conteúdo para Instagram de qualidade para seu perfil. Confira!
Conteúdo para Instagram – o que mudou?
Em 13 anos, muita coisa mudou na forma de fazer conteúdo para Instagram. Ferramentas, recursos, formatos e até mesmo o tipo de conteúdo que o público busca se transformou com o tempo.
Por exemplo, em 2010, quando o Instagram surgiu, era totalmente focado em fotos. Já em 2013, foram permitidos vídeos de 15 segundos, o que foi uma grande mudança no aspecto de conteúdo.
Depois que não conseguiu comprar o Snapchat, em 2016, a plataforma também implementou os stories. E hoje, movida pela onda do TikTok, o Instagram está investindo pesado nos chamados conteúdos reels.
Ou seja, se antes a plataforma era mais focada na postagem de fotos, hoje são os vídeos que reinam no Instagram. Por isso, se você quer alcançar mais pessoas e manter o seu público engajado, investir nesse formato é fundamental.
Mas, além disso, também é necessário ficar de olho nos novos formatos que constantemente surgem.
Como criar conteúdos para o Instagram?
Desenvolver bons conteúdos para Instagram é algo que exige mais do que vontade e dedicação. É preciso haver planejamento, conhecimento sobre a plataforma e também das trends do momento. Afinal, o que hoje é considerado um “conteúdo viral”, amanhã pode simplesmente “flopar” na plataforma.
Sabendo disso, listamos a seguir algumas dicas que podem te ajudar a desenvolver materiais impactantes, criativos e de qualidade. E a primeira delas é:
1. Defina para quem é o seu conteúdo
Quem é o seu público-alvo? Definir esse fator irá te ajudar a entender quais formatos e até linguagem mais adequados usar em seus conteúdos.
2. Utilize todos os recursos a sua disposição
Lives, vídeos longos, reels, stories, use todo o potencial que a plataforma tem a oferecer para criar conteúdos que atraiam seu público.
3. Faça parcerias
Faça parcerias através da ferramenta de colaboração. Com ela é possível mostrar o seu conteúdo para outo público. E também colocar materiais com outra “pegada” no seu perfil, promovendo uma troca de experiência e até mesmo seguidores.
4. Mostre os bastidores
As pessoas adoram ver como funcionam as coisas nos bastidores. Então mostre o seu dia a dia ou da sua empresa. Isso aproxima ainda mais o público do seu perfil.
5. Use os insights como inspiração
Essas métricas irão mostrar todas as preferências do seu público. Desde dados como sexo e idade, até quais os conteúdos que mais bombaram. Use elas de base para desenvolver mais materiais.
O que postar de conteúdo no Instagram?
O Instagram é uma rede social onde você pode explorar a sua criatividade. Então, para te ajudar, nós separamos algumas dicas de conteúdo no Instagram que bombam. E que podem agregar muito para o seu perfil, seja de influenciador ou empresa.
Reels Trends
O formato de reels é um dos que mais entrega dentro da plataforma. E atrelados às trends, ele pode contribuir com o seu engajamento, mas, também, com o ganho de seguidores.
Tutoriais rápidos
Tutoriais sempre são uma ótima opção, pois são algo que as pessoas buscam. Seja uma receita para o dia a dia, ou até mesmo como usar algum recurso da plataforma.
O truque aqui é fazer o tutorial em formato de vídeo, e rápido, para que a pessoa tenha que rever.
Datas comemorativas
Datas comemorativas sempre entram nas trends do momento. Então vale a pena postar fotos, vídeos ou carrosséis sobre o assunto.
Onde encontrar conteúdos para Instagram?
Não sabe por onde começar para produzir conteúdo para Instagram de qualidade? Então se liga nessas dicas para você se inspirar.
Outras redes sociais
Apesar do Instagram ser uma das plataformas de maior relevância da atualidade, ela também se inspira em outras redes sociais. O TikTok, por exemplo, tem influenciado e muito a evolução da plataforma.
E você pode usar isso a seu favor. Veja o que está bombando em outras redes, e aplique isso no seu perfil.
Hashtags
Funcionam como centralizadores de conteúdo. Através dela, você pode descobrir o que está gerando engajamento em determinado assunto. E, então, utilizar isso de base para desenvolver seus próprios conteúdos.
No próprio Instagram
A própria plataforma pode ser uma excelente fonte de inspiração para produzir conteúdo para instagram. Olhe o feed de concorrentes e os reels que estão em alta no momento e veja o que está engajando.
Inclusive, você pode baixar vídeo do Instagram pelo link que a plataforma oferece. E, então, utilizar esse conteúdo como base para produzir os seus!
As pessoas também querem saber
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Que tipo de conteúdo gera mais engajamento no Instagram?
Aqueles que geram impacto no usuário, e convidam ele a interagir. Seja através das curtidas, compartilhamento ou comentários.
Conteúdos rápidos, como Reels de 15 segundos, são excelentes pois o usuário precisa ver várias vezes.
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Qual o melhor nicho para Instagram?
Estilo de vida, saúde e bem-estar estão entre os nichos queridinhos entre os usuários. As pessoas querem se sentir bem evoluírem, por isso buscam perfis que inspirem elas.
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O que chama mais atenção no Instagram?
Conteúdos dinâmicos, com chamadas ou tumbs atrativas, que estejam de acordo com aquilo que o seu público alvo quer.
Conclusão
Nesse artigo nós mostramos algumas dicas para produzir conteúdo para Instagram. Também revelamos que tipo de conteúdo postar e onde encontrar boas ideias de conteúdo para seu perfil.
Mas como já dito, essa é uma plataforma que está constantemente mudando. Então, cabe a você adequar a sua produção às novidades da rede social e as demandas do público.