Da Serra para o sucesso nos palcos de Minas Gerais. Apesar de pequena, essa frase resume bem a participação do grupo de Teatro da cidade Imprópria Trupe no festival internacional de teatro de Ubá (FETUBA) em em território mineiro. A apresentação da equipe foi no sábado (22), na cidade de Ubá-MG, as o festival ocorreu entre os dias 15 e 23 de abril. Ao todo a trupe da Serra faturou 4 prêmios em 8 indicações no Teatro Infantil.
O convite para participar da competição surgiu após a escolha da peça “O Menino do Dedo Verde”, da Imprópria Trupe em um processo de seleção para ingressar na 11ª edição do FETUBA. Foi com a a apresentação que a equipe, que contém 3 membros atores e 2 da equipe técnica, foi indicada em 8 prêmios.
+ Semana de chuva e tempo instável na Serra
Ao todo, o festival contou com a participação de 24 equipes, de vários estados do país, como por exemplo Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, entre outros. A competição foi avaliada por uma banca de observadores, que avalia e distribui as premiações em diferentes quesitos. O público em geral também acompanhou o festival de teatro competitivo.
A obra é uma adaptação do livro “O Menino do Dedo Verde”, no qual o enredo gira em torno de Tistu, um menino que descobriu um dom e decidiu transformar os lugares por onde passa. Através da história, a cultura capixaba é inserida com ritmos da cultura popular do Estado e com o figurino.
“Participar do festival, por si só já é uma experiência transformadora. São momentos valiosos de aprendizado, através de um intercâmbio gigantesco com artistas de vários cantos do país. Sair de uma experiência dessa premiado é uma honra. Ficamos muito felizes de levar o nosso trabalho e referências da cultura serrana para um festival tão importante, e sentir que todo o empenho do grupo foi reconhecido”, disse Wellington Fernandes, indicado em Melhor Maquiagem, Melhor Direção, Melhor Figurino, Melhor Cenário e Melhor ator, sendo premiado na primeira categoria.
Além de Wellington Fernandes, o grupo foi indicado e premiado coletivamente no troféu de Melhor Espetáculo Infantil. Sirleia Rocha conquistou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante e a trupe, junto com Thiago Guedes, faturou o título de Melhor Trilha Sonora.
Quem tiver interesse em fazer parte do grupo deve entrar em contato com a Imprópria Trupe através do Instagram @impropriatrupe. O grupo realiza um processo de seleção para acolher novos membros.
A equipe, que nasceu no palco do Centro Cultural Eliziário Rangel faz parte do casting de artistas formados e apoiados pelo Eliziário e busca colaboradores para garantir o transporte da companhia com o objetivo de participar de outros Festivais.
Imprópria Trupe
Fundada em 2016, a Imprópria Trupe é uma companhia de teatro da Serra que surgiu através de um curso de formação de atores promovidos pelo Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra.
Desde 2021, quando passou por uma reformulação, a Imprópria Trupe tem se mantido ativa, realizando apresentações em diferentes espaços, participando de Festivais e desenvolvendo projetos voltados à democratização do acesso à arte e cultura no município.
A Imprópria Trupe pretende realizar uma temporada de peças no município ainda no mês de maio.
Confira fotos do evento