Moradores de Jardim da Serra reclamam do descaso do poder público com a limpeza da lagoa Pedrolino, localizada numa Área de Proteção Ambiental (APA), as margens da BR 101.
Segundo relatos mesmo após vários ofícios encaminhados a Secretaria de Meio Ambiente da Serra, há quase 10 anos não é realizada uma limpeza no local. Além de lixo, a lagoa está praticamente coberta de vegetação.
Morador do bairro há 40 anos, Domingos José Lira relembra que a lagoa já foi local de lazer para a região. “É triste ver uma situação como essas, justamente num momento de escassez de água.”
Já Delmiro Mendes de Oliveira, lembra que era até possível pescar no local. “Quem vê esta situação não acredita na quantidade de peixes que pescávamos ali.”
O líder comunitário José Alves Rodrigues conta que relatou a situação da Pedrolino para o prefeito em abril. “Nos prometeram um retorno, o que não ocorreu.”
Para piorar, no último dia 23 um incêndio atingiu a vegetação e por pouco não chegou até as residências.
Cansados de esperar, a comunidade está programando um abraço simbólico na lagoa no próximo dia 10, às 14h, como forma de manifesto.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente Andreia Carvalho, através da parceria público privada de saneamento, será resolvido o problema de lançamento irregular de efluente no córrego Cavado, que é o principal contribuinte da lagoa Pedrolino.