Notícias

Comunidade se mobiliza para deixar ruas mais bonitas e limpas em Manguinhos

Rua Tigre da Abolição e o acesso a praia. Foto: Divulgação

Manguinhos é famosa não só por sua praia, culinária e cultura, mas também por suas ruas com piso de areia e muito verde. E essas vias com suas árvores e jardins precisam de manutenção para manterem-se agradáveis a quem nelas circula.

Pensando nisso moradores estão organizando mutirões para que a limpeza e manutenção dessas ruas não dependa apenas da Prefeitura. A iniciativa é da Associação de Moradores do bairro.

Segundo o líder comunitário Guilherme Lima, representantes da Associação procuram moradores de cada rua e organizam com eles ações de limpeza, capina, poda e até instalação de placas indicativas e material para cercar a restinga na beira da praia. “Por ser arborizada e ter essa geografia própria, Manguinhos tem essa necessidade. E ao fazerem isso, os moradores aumentam o sentimento de pertencimento ao bairro”, frisa.

Em momento anterior, moradores já haviam se reunido para fazer uma escada de acesso à praia. Foto: Divulgação

Guilherme diz que o primeiro mutirão aconteceu ontem (07) na rua Tigre da Abolição. “Ali é a experiência piloto, o que vamos fazer e replicá-la por outras ruas”, conclui o líder comunitário.

Morador da rua Tigre da Abolição, Carlos Alberto Schaeffer, o Beto, diz que a ação teve participação de 80% dos residentes do local. Quem não foi pessoalmente – até porque nem todos podem e tem a pandemia – ajudou com uma contribuição de R$ 25.

Com o recurso, os moradores compraram quatro caminhões de areia para tapar os buracos da rua, dormentes de madeira e corda de navio para cercar a restinga no caminho de acesso à praia. “A Prefeitura cedeu a máquina e o operador para fazer o acerto da rua. A idéia é que o valor vire uma mensalidade parar podermos fazer sempre a manutenção”, acrescenta Beto.

O morador disse ainda que no próximo sábado também haverá mobilição para plantio de mudas de coqueiro e roçada de um trecho da rua que ainda não recebeu a manutenção. “É claro que pagamos IPTU, mas não dá para esperar tudo da prefeitura. Temos que educar as pessoas e dar exemplo. Os moradores daqui já tem o hábito de recolher lixo da praia e já nos juntamos antes para fazer uma escada entre a rua e praia”, finaliza o morador.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Homem é preso em flagrante recebendo anabolizantes na Serra

PF apreende anabolizantes na Serra/ Divulgação Polícia Federal Na tarde da última quarta-feira (28), a Polícia Federal (PF) prendeu em…

19 horas atrás

O frio continua? Veja previsão do tempo para a Serra

Foto: José Cruz/Agência Brasil As temperaturas amenas vivenciadas pelos moradores da Serra nos últimos dias trouxeram esperança de dias mais…

19 horas atrás

Bicanga, na Serra, registra dois incêndios na mesma semana

os incêndios são em áreas com vegetação e geralmente acontecem devido ação humana/ Leitor Tempo Novo Dois diferentes pontos do…

19 horas atrás

Barbeiro da Serra é reconhecido evento nacional

O evento Masterday Max dos Santos é o maior evento do Rio de Janeiro e um dos maiores do Brasil…

20 horas atrás

Especialista ensina como cuidar da pele em diferentes fases da vida

Cuidados com a pele/ Divulgação As peles adolescentes, adultas e maduras precisam de cuidados de acordo com a necessidade de…

2 dias atrás

Setembro tem Remember Serra Bela com shows de Blacksete e 80A+

a Blacksete, referência capixaba há mais de 20 anos, é conhecida por apresentar os hits mais badalados da era disco…

2 dias atrás