Categories: Meio Ambiente

Comunidade se mobiliza para recuperar rio

Em junho a situação do rio 5 de Novembro já era dramática e piorou nos últimos meses, gerando colapso de água na região. Foto: Fábio Barcelos

Por Bruno Lyra

A mobilização de um grupo de moradores da localidade de Santa Antônio do Canaã, também conhecida como Patrimônio, em Santa Teresa, região serrana do ES, está ajudando a recuperar o rio que corta a comunidade. Trata – se do movimento ‘Salvem o Rio 5 de Novembro’, manancial que faz parte da bacia rio Santa Maria do Rio Doce e que está praticamente seco.

O Santa Maria, que também está em situação crítica com o leito sem água em alguns trechos, é afluente do rio Doce, onde deságua em Colatina.  O trabalho vem ganhando repercussão estadual, depois que a jornalista Fernanda Coutinho criou, em abril último, um blog e uma página no Facebook dedicados à causa.

“Moro e trabalho em Vitória, mas nasci e fui criada na comunidade de Patrimônio, onde ainda vivem meus pais. Então resolvi ajudar e acabamos criando um espaço de referência para informações sobre o movimento”, explica.

Segundo Fernanda, o grupo conseguiu que o Comitê de Bacia do Santa Maria do Doce cadastrasse os 84 proprietários rurais das áreas banhadas pelo 5 de Novembro, que foram divididas em cinco sub-bacias. “Foi feito um acordo de cooperação comunitária para uso do rio, estabelecendo rodízio para irrigação em cada sub bacia em dias alternados, o que melhorou um pouco a disponibilidade de água”, pontua.

Em Patrimônio, uma das pessoas que está a frente da iniciativa é Valdinéia Peixoto. Ela explicou que além do cadastramento dos proprietários rurais e do acordo de cooperação para uso do rio, a mobilização também atraiu o projeto de reflorestamento de 50 nascentes e instalação de 20 fossas sépticas na região, trabalho a ser finalizado até setembro pelo Instituto Terra.

“Nós também já conseguimos mudas e estamos conversando com mais produtores para recuperar outras nascentes. Além disso foi instalada uma régua onde monitoramos diariamente o volume de água, que hoje (quarta, 24) é crítico. Tanto que o abastecimento da comunidade, com cerca de dois mil habitantes, está irregular e dependendo de carro pipa”, conclui.

Mais informações sobre o movimento Salvem o Rio 5 de Novembro no endereço https://www.facebook.com/salvemorio5denovembro/ ou no https://salvemorio5denovembroblog.wordpress.com/

 

Tags: bruno lyra
Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Estado terá redução de 5% no ICMS do Gás Natural Veicular

A nova alíquota é válida a partir de janeiro A redução na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e…

1 hora atrás

Após especulações sobre Hartung, Casagrande cita greve da PM e culpa gestão do ex-governador

O governador Renato Casagrande. Foto: Divulgação Na semana em que o ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, sinalizou a possibilidade…

2 horas atrás

Responsabilidade do lojista em contratar influenciadores e devoluções online

Ao contratar influenciadores digitais, o lojista assume uma série de responsabilidades que vão além da simples divulgação dos produtos. Crédito:…

3 horas atrás

Ceturb reforça transporte público para o Réveillon na Serra

Na Serra, o reforço da Ceturb será direcionado principalmente às linhas que levam às praias. Crédito: Divulgação A Ceturb preparou…

4 horas atrás

Adolescente baleado na Serra morre

Divulgação O adolescente de 15 anos baleado na noite dessa quinta-feira (26) morreu após ser socorrido para o Hospital Estadual…

4 horas atrás

Especialista ensina como manter a qualidade do sono nas férias

A saúde do sono vai além de uma noite bem dormida/ Reprodução: Freepik As férias são um período aguardado por…

4 horas atrás