Categories: Notícias

Comunidade vive sem água encanada e em área de risco

Cristiano e Lúcia têm que buscar água numa bica para beber, cozinhar e tomar banho. Foto: Joatan AlvesCristiano e Lúcia têm que buscar água numa bica para beber, cozinhar e tomar banho. Foto: Joatan Alves
Cristiano e Lúcia têm que buscar água numa bica para beber, cozinhar e tomar banho. Foto: Joatan Alves

Joatan Alves

Já imaginou viver sem tratamento de esgoto, água tratada e com um barranco em cima da sua casa próximo a desabar? Essa é a realidade dos moradores do ponto final do bairro Central Carapina.

A região conhecida como ‘Paiol’ existe há mais de 30 anos no bairro, e aproximadamente cinquenta famílias moram no local. As casas não possuem rede de tratamento de esgoto. A água que os moradores consomem para beber, cozinhar, tomar banho e fazer outras tarefas, vem de um poço construído por eles mesmos e que fica que próximo às casas.

É o que conta o morador Cristiano dos Santos. “Porém, o poço não é suficiente para atender às famílias que se veem obrigadas a buscar água em uma bica que fica nas proximidades”, reforça Cristiano.

Ele acrescenta outros problemas próximos ao local. Um deles é um ponto viciado de lixo, que toda vez que chove, os dejetos se espalham e atrapalham a locomoção de quem transita pela rua.

Cristiano também reclama de um barranco que pode desmoronar a qualquer momento e ocasionar um estrago maior para quem vive no local. “A comunidade precisa urgente da ajuda das autoridades competentes do município” cobra Cristiano.

A moradora Lúcia Venerana fez uma cirurgia há pouco tempo e cuida de seu esposo, que possui problemas de locomoção, e é uma das que tem que ir buscar água na bica com balde. “O local não é de fácil acesso, a gente corre o risco de sofrer uma queda e fraturar um braço ou uma perna”, desabafa Lúcia.

Em nota, a assessoria de imprensa da Cesan informa que foi aberto um processo para estudo de viabilidade técnica de execução das redes para atender o local.

Já a Prefeitura da Serra informou que a região receberá limpeza no mês de agosto conforme cronograma da Secretaria de Serviços.
Já a Defesa Civil esteve no local e orientou cinco famílias a deixarem a área em caso de chuva. A Secretaria de Habitação está disponível para atender todas as famílias. Será analisado caso a caso, de acordo com as regras do aluguel social.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Comunicado – 16/04/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 16-04-2025 - 3ª ediçãoBaixar

1 hora atrás

Grupo Prime apresenta instalações da Jaecoo & Omoda no ES

Agora, em 2025, o Grupo Prime assume as operações das marcas Jaecoo e Omoda no Estado e a nova concessionária…

2 horas atrás

Sábado é dia de pagode ao ar livre no Tchau e Bença, na Serra

A noite no Tchau e Bença, na Serra, contará com apresentações de Frazão, Andin (foto) e DJ Bruninho. Crédito: Divulgação…

3 horas atrás

Serra é a 6ª do Brasil (e 1ª do ES) que mais investe em obras, escolas, saúde e infraestrutura, aponta levantamento

Em 2024, a Serra inaugurou a maior obra já construída com recursos próprios: R$ 123 milhões investidos em uma das…

3 horas atrás

Ciclo religioso de São Benedito se encerra com a derrubada dos mastros na Serra

No sábado (19), a derruba do mastro acontece em Manguinhos e Nova Almeida; já no domingo (20), a tradição segue…

4 horas atrás

Véspera de feriado com Laila Orlande em bar da Serra

A casa abre as portas a partir das 18h e a convidada da vez é a cantora Laila Orlande, que…

4 horas atrás