Categories: Arquivo

Comunidades no prejuízo com pedágio da Eco sem duplicar 101

 

Os moradores de Timbuí,Luciano, Sizino, Felipe e Inácio: mais gastos para se deslocar para a Serra-Sede e Vitória em rodovia sem duplicação. Foto: Divulgação

Gabriel Almeida

Vinte oito reais e oitenta centavos. Esse é o valor que os comerciantes de Santiago da Serra e da comunidade de Timbuí em Fundão, bairros que ficam após a praça de pedágio da Eco-101, gastam para ir e voltar da Serra e de Vitória, para onde precisam se deslocar três vezes por semana.

Nas comunidades, que antes já se sentiam prejudicadas com a implantação do pedágio perto de casa, a insatisfação está ainda maior após o anúncio da concessionária de que não irá duplicar toda a BR e nem cumprirá os prazos do contrato inicial. Inclusive o trecho que passa em frente aos dois bairros já deveria ter sido entregue duplicado em maio último.

Os populares afirmam que a Eco-101 não está mais concedendo isenção do pedágio para os moradores que precisam ir diariamente ou semanalmente para Serra ou para a capital. É o que afirma o morador e comerciante de Timbuí, Luciano Nunes. “Vou a Serra três vezes por semana e gasto quase trinta reais. Não consigo descontar esse valor na mercadoria comprada e fico no prejuízo”, reclama.

Outro morador que também sofre com o pedágio é o Devair Sleger, comerciante de Santiago, que também compra mercadorias na Serra-Sede. “Antes do pedágio, eu ia duas vezes por semana a Serra ou Vitória. Mas agora tento ir o mínimo possível para economizar”, conta.

Também de Santiago da Serra, Devair Sleger, está indignado com a postura da Eco 101. “Pagamos um pedágio tão caro para não termos melhorias?”, indaga. 

Após anunciar que não irá mais duplicar a BR, a Eco 101 apresentou nova proposta para Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O jornal A Gazeta noticiou que essa proposta prevê a duplicação de apenas 21 km e implantação de terceiras faixas noutros 57,5km até 2041, com as obras começando só em 2021. 

Mas, no final da tarde de ontem (24) a assessoria de imprensa da empresa disse que a proposta é duplicar 91,7 km, implantar outros cinco contornos de centros urbanos (São Mateus, Linhares, Ibiraçu, Fundão e Rio Novo do Sul), o que representaria mais 70 km, além de fazer terceira faixa em 57,4 km. E que pode duplicar mais trechos onde o fluxo crescer.

Empresa diz que não é obrigada a dar isenção

Através da assessoria de imprensa, a Eco 101 disse que a isenção de pedágio para a comunidade não é uma obrigação contratual. Informou também que concede o que chama de “passagem diferenciada” como“iniciativa da empresa, que entende a necessidade de alguns moradores no entorno das praçase concede o benefício para aqueles que preenchem a todos os requisitos exigidos pela concessionária”.

De maio de 2014 – início da cobrança do pedágio – até maio de 2016, a Eco arrecadou cerca de R$ 510 milhões. E até o último reajuste em maio de 2017, a tarifa já havia aumentado cerca de 40% nas sete praças de cobrança. Por sua vez, a concessionária diz já ter investido $ 890 milhões em obras e serviços na rodovia.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

10 horas atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

14 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

14 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

18 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

18 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

18 horas atrás