Categories: Política

Comunistas da Serra querem eleger vereador na eleição 2020

Candidatura à prefeitura da Serra, por enquanto, não é prioridade do PCdoB. Na foto, a filiação de Givaldo Vieira ao partido. (Foto: Divulgação)

Após a morte da presidente do diretório municipal do PCdoB, Luiza Dias Barbosa, ocorrida no ano passado, os comunistas da Serra se movimentam em torno da reestruturação do partido no município visando às eleições 2020. Quanto a isso, a prioridade absoluta da sigla é construir chapa completa de vereador, mas sem descartar a disputa pela prefeitura.

“Nosso projeto prioritário é formar chapa completa de vereador na Serra; já quanto a uma possível candidatura a prefeito, ainda não temos um nome. Concretamente, precisamos ter um nome de projeção, porque lançar por lançar…”, disse Ronaldo Rodrigues Barbosa, secretário de Relações Institucionais do PCdoB estadual. Ele está a cargo de acompanhar as movimentações do partido na Serra.

A reportagem questionou se um desses nomes poderia ser o do ex-deputado federal e atual diretor-presidente do Detran-ES, Givaldo Vieira. “Por enquanto, ele não tomou nenhuma decisão nesse sentido. E também não há uma conversa concreta sobre isso com Givaldo”, disse o secretário.

Segundo Ronaldo, ainda é preciso avaliar a possibilidade uma candidatura a prefeito. “Vamos trabalhar isso até julho, porque a questão concreta é termos uma chapa completa de vereador. Essa é uma necessidade”, frisa o membro da executiva estadual do PCdoB.

Ele avalia que ainda é preciso amadurecer a ideia da candidatura a prefeito por meio de debates com aliados, sociedade e movimentos sociais para que possa ganhar corpo.

Vale lembrar que a presidência do diretório municipal do PCdoB na Serra está em vacância após a morte de então presidente Luiza, em 2018. Sobre isso, o secretário de Relações Institucionais disse que o partido não irá “mexer”, uma vez que a sigla tem até o final de setembro para a realização das convenções dos diretórios municipais, respeitando o calendário estatutário do partido nacional. “Tem os processos de conferência que elegem os diretórios municipais e, também, definem o alinhamento do projeto eleitoral do ano que vem”, explica Ronaldo.

No entanto, a vacância da presidência do PCdoB na Serra não impede que debates e conversas sobre o processo eleitoral ocorram desde já. “Eles estão em andamento. Inclusive, temos uma reunião marcada para semana que vem [sem data definida], sobre a estruturação do partido e o projeto eleitoral 2020”, destaca.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira as condutas consideradas ilícitos eleitorais

A pouco mais de uma semana para as eleições municipais de 2024, candidatos e eleitores devem estar atentos sobre o…

3 horas atrás

Comunicados – 26/09/2024 – 3ª edição

publicidade legal - 26-09-2024 - 3ª ediçãoBaixar

3 horas atrás

Câncer de mama: médica aponta 6 verdades pouco conhecidas sobre a doença

O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de…

4 horas atrás

Plantas tóxicas para cães: um guia de segurança para proteger seu amigo de quatro patas

A convivência com plantas em casa é um prazer para muitos, trazendo beleza e frescor ao ambiente. Porém, para quem…

5 horas atrás

Bolsonaro fará carreata na Serra em apoio a Igor Elson

Igor Elson tem o apoio de Bolsonaro e Magno Malta. Crédito: divulgação. O ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Espírito Santo…

5 horas atrás

Manguinhos Gourmet, na Serra, terá programação musical nesta sexta-feira e sábado

Uma das atrações da noite musical do Manguinhos Gourmet, na Serra, é a banda Som de Vinil que se apresenta…

6 horas atrás