Por Renato Ribeiro / Freelancer
Condomínio dá exemplo ao implantar projetos de reutilização da água, economia de energia, segregação de resíduos e coleta e destinação adequada de óleo de cozinha.
Localizado em Colina de Laranjeiras, o condomínio Recando das Ilhas há aproximadamente 03 anos, através do sindico Ivanir Alexandre (Ivan), iniciou um trabalho de conscientização junto aos moradores no intuito reduzir o consumo de água e energia do condomínio. Uma de suas primeiras ações foi à aquisição de 50 galões de 60 litros, para reaproveitamento da água utilizada na lavagem de roupas.
“Ao conectar a mangueira da máquina de lavar roupas no galão, toda água descartada será reutilizada na lavagem do quintal, na descarga do vaso sanitário, entre outros usos” disse Ivan. Além da preocupação ambiental, essa ação proporcionou uma redução de consumo de aproximadamente 12.000 mil litros mês.
Outras práticas de economia no condomínio estão relacionadas à utilização da água da chuva. Segundo Ivan, em dias de chuva, a água que transborda da piscina é reutilizada. Outra ação importante foi a substituição das calçadas convencionais de cimento, por pisos intertravados que absorvem a água, refrescando o local. No parque das crianças, a calçada convencional que exigia a limpeza com água pelo menos três vezes por semana, deu lugar à grama sintética. Hoje a higienização é realizada sem a necessidade de utilização de água e ocorre uma vez por mês.
Também foram implantados no condomínio dutos no ar-condicionado das residências, direcionando-os para o jardim de inverno da própria casa. “Esse conjunto de ações fez com que reduzíssemos a conta de água. Já houve casos de utilizarmos a água da chuva até por 15 dias. Hoje pagamos menos que a tarifa mínima da CESAN”, completou.
Foram instalados relês e fotocélulas em todas as lâmpadas do condomínio, para que essas acendam automaticamente no tempo programado. As lâmpadas das áreas comuns apagam às 22h evitando custos desnecessários.
Telhado pintado, separação de lixo e carona solidária
Todo telhado colonial das casas do condomínio foi pintado com tinta refletiva, que diminuio aquecimento interno das residências de 70% a 90% e consequentemente reduz os gastos com a refrigeração do ambiente. “Hoje quase não preciso utilizar o ar-condicionado e o ventilador na minha casa. Com a pintura das telhas, o clima interno é sempre agradável”, disse o professor e morador Marcel Soares.
Com as ações voltadas para a redução do consumo de energia, as contas de energia foram reduzidas em aproximadamente 30%.
Os moradores do condomínio também separam o lixo e contam com um projeto de coleta de óleo de cozinha, que é doado para um projeto social.
Para completar , moradores aderiram a carona solidária. O intuito é a redução de veículos nas ruas e da poluição com a queima do combustível. Os moradores geralmente se comunicam e avisam uns aos outros que estão indo para o seu destino, e perguntam se alguém precisa de carona. Isso ocorre também ao levarem ou buscarem seus filhos na escola. Quando ocorre da criança estudar na mesma escola que o seu vizinho, a carona solidária também acontece.
A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…
O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…
A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…
O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…
Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…