Categories: Meio Ambiente

Condomínio da MRV degrada área verde

Terra solta em encosta avançou sobre área de Mata Atlântica. Foto : divulgação leitor

Bruno Lyra

A obra do condomínio Morada de Camburi, que embora tenha esse nome fica no bairro Morada de Laranjeiras, na Serra, está avançando sobre remanescentes de mata Atlântica na região. O condomínio é de responsabilidade da construtora mineira MRV.

A denúncia é de um morador vizinho, que enviou imagens da agressão para o Tempo Novo. Sob a condição do anonimato, esse morador questionou os limites do condomínio. “É estranho eles estarem avançando essa obra da área de lazer do condomínio sobre área de preservação. A fiscalização do meio ambiente tem que olhar isso e tomar providência”, cobra.

A área verde em questão é formada por remanescentes de mata Atlântica que protegem fundos de vale onde há nascentes e brejos que alimentam a lagoa Maringá, na região próxima ao Ifes Campus Serra. Da lagoa, desce o córrego que deságua na praia de Manguinhos.

Para a Prefeitura da Serra a obra está ok. Através da assessoria de imprensa a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) se resumiu a informar que o empreendimento possui licença prévia e de instalação.

Em nota a MRV diz que tem as licenças ambientais e que ruas separam a área de preservação das obras do condomínio.

Porém, as imagens mostram talude da obra invadindo a mata.

Histórico ruim

Na Serra desde a década passada, a MRV tem histórico de problemas ambientais na cidade. Um dos condomínios dela, em Jacaraípe, foi erguido sobre área de nascentes em 2009. Outro, localizado em Jardim Limoeiro, acabou recebendo três multas que totalizam R$ 775 mil por lançar esgoto com tratamento precário no córrego Laranjeiras entre os anos de 2015 e 2017. Partes dessas multas foram convertidas por serviços de jardinagem pela própria Prefeitura.

A construtora também foi responsável por deteriorar o casarão de Balneário Carapebus, emblemático imóvel que teria sido erguido por um suposto simpatizante do nazismo décadas atrás, que colocou túneis e passagens secretas entre seus mais de 40 quartos.    

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

2 dias atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

2 dias atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

2 dias atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

2 dias atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás