Categories: Economia

Condomínio de casas e loteamentos contra crise imobiliária

Condomínio em Jardim Limoeiro financiado pelo Minha Casa, Minha Vida: lançamentos cada vez mais escassos na cidade. Foto: Arquivo TN

Ayanne Karoline

Após o boom imobiliário, principalmente pelo lançamento do programa Minha Casa, Minha Vida, um cenário de estagnação pairou sobre a Serra. E a região que mais recebeu lançamentos, localizada no eixo Laranjeiras – Manguinhos, é também uma das mais atingidas pela estagnação.

Até abril do ano passado, data da pesquisa mais recente realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do ES (Sinduscon-ES), a Serra apresentava apenas um lançamento residencial, sendo 288 novas unidades.

Segundo o gerente de negócios da imobiliária Betha Espaço Serra, Alfredo Odillon, a busca por compra de apartamentos caiu muito, principalmente por imóveis de médio e alto padrão. Na Serra, esse perfil está na faixa de preço de R$ 350 mil. “Tivemos uma queda de 30% na procura por imóveis, especialmente em Manguinhos e regiões de Laranjeiras, como Colina e Morada”, disse.

Por outro lado, Alfredo enxerga a recuperação do setor nos condomínios horizontais e loteamentos.  Ele cita como exemplo o condomínio Cidade Verde, na região da Serra-sede. Lançado em janeiro deste ano, ele já conta com 40% das unidades vendidas. “Houve grande procura, principalmente pelo fato de não precisar fazer financiamento bancário e comprovar renda. A demanda por este perfil tem aumentado muito”, revela. Para o consultor imobiliário Evans Edelstein, o momento atual é dos nichos de loteamento e condomínios horizontais (casas). Ele explica que a cidade conta com áreas amplas e, mais do que outros municípios da Grande Vitória, atrai esse tipo de empreendimento.

Já o presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Estado do Espírito Santo (Ademi-ES), Sandro Carlesso, diz que mesmo com dificuldades, o momento atual do mercado na Serra é melhor do que os demais municípios da Grande Vitória. “A cidade conta com 75% de suas unidades em construção vendidas. Hoje, a atual demanda tem sido atendida com os estoques do mercado e com alguns lançamentos pontuais de projetos diferenciados nas regiões de Laranjeiras e Manguinhos”, pontua.

Devolução por falta de pagamento

Sem condições de arcar com a dívida, muitos consumidores serranos estão devolvendo os imóveis financiados às construtoras e bancos.

Os juros estão entre os vilões. “Quem comprou imóvel na planta, por exemplo, conta com uma correção no saldo devedor em torno de 12% ao ano. Ao final de três anos, a correção ultrapassa 30% e o comprador não consegue pagar”, explica o consultor imobiliário Evans Edelstein.

Na Serra, acrescenta Evans, o boom imobiliário levou muitas pessoas a comprar apartamentos sem se programar. “O cliente entra no clima das vendas e atrativos, compra, depois precisa devolver e perde parte do que pagou”, analisa.

E isso pode chegar a 20% do valor já pago, o que indenizaria a construtora por quebra de contrato, como explica o advogado imobiliário Guilherme Fonseca Almeida. “Se as construtoras exigem retenções maiores, é necessário ajuizar ação para que a rescisão se opere de forma mais justa ao consumidor”, alerta.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Festa na Serra terá show gratuito de Mumuzinho nesta quinta-feira

O cantor Mumuzinho será a atração do show nacional no Dia do Serrano, na Serra. Crédito: Divulgação Nesta quinta-feira (26),…

23 horas atrás

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

3 dias atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

3 dias atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

3 dias atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

3 dias atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

4 dias atrás