Por Gabriel Almeida
Em tempos de crise da água, cada gota economizada faz bem para o meio ambiente e para o bolso. Pensando nisso o síndico do condomínio Caminho do Mar, Sérgio Valadão, teve a ideia de reutilizar água da piscina que antes era desperdiçada.
Desde que o projeto entrou em prática, há quatro meses, o condomínio, que fica em Chácara Parreiral, já economizou quase R$ 4 mil e 200 mil litros de água. São 50 mil litros de água poupados todo mês.
Sérgio explica que ao invés da água ir toda para o esgoto, ela vai para uma caixa d’água onde ocorre o tratamento. “Lá ela sofre o processo de decantação, onde toda sujeira é levada ao fundo e a água tratada volta para a piscina”, explica.
O síndico ainda disse que além de gastar menos água, a economia financeira aliviou o bolso de todos os moradores, já que a conta é dividida entre os condôminos. “Isso é um grande benefício para o morador. Além da água que volta para a área de lazer, a outra parte mais suja é usada para molhar as plantas”, afirma.
Um dos moradores do condomínio, Rodrigo Cosme, apoia a iniciativa. “Achei muito bom. É uma economia para nosso bolso e faz bem para o meio ambiente”, frisa.