Categories: Meio Ambiente

Condomínios fora da rede de tratamento

Laranjeiras II está entre as regiões que mais receberam condomínios. Foto: Bruno Lyra Laranjeiras II está entre as regiões que mais receberam condomínios. Foto: Bruno Lyra
Laranjeiras II está entre as regiões que mais receberam condomínios. Foto: Bruno Lyra

Por Bruno Lyra / Renato Ribeiro 

Cerca de 30% dos condomínios da Serra podem não estar ligados à rede de coleta e tratamento de esgoto. A informação está num relatório da Cesan entregue no início do ano ao consórcio Serra Ambiental, que assumiu o serviço de esgotamento sanitário da Serra pelos próximos 30 anos.

Sob a condição do anonimato, uma fonte ligada à Cesan disse que muitos condomínios relutam em fazer a ligação por causa do aumento do custo da água, cuja conta pode ficar até 80% mais cara.

Até janeiro de 2015, conforme Lei municipal 2100/98 art. 78, todo condomínio instalado no município era obrigado a ter sua própria estação de tratamento de esgoto. A lei surgiu porque a estrutura de coleta e tratamento de esgoto da Cesan não tinha como absorver a demanda posta pelo acelerado crescimento imobiliário que a cidade viveu.

Porém a publicação do decreto 5575/2015, em fevereiro, passou a obrigar todos os condomínios a se conectarem à rede, mesmo aqueles que investiram em estações próprias de tratamento de esgoto.

Porém, segundo essa fonte ligada à Cesan, há casos em que o esgoto após o tratamento interno (fossa filtro), é lançado na rede pluvial, descumprindo assim a Lei federal 11.445/07 e o decreto municipal citado, constituindo assim um crime ambiental.

Não comenta

A assessoria de imprensa do consórcio Serra Ambiental não comentou as informações citadas no relatório. E disse que cabe à Prefeitura fiscalizar os condomínios que não estão interligados à rede.

Já assessoria da Prefeitura não deu retorno até o fechamento desta edição, às 18h de ontem (28). A presidente da Cesan, Denise Cadete, revelou no último dia 19 que desconhece a lei do município que obrigava condomínios a terem estações próprias de tratamento de esgoto e liberava o lançamento na rede pluvial.

 

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de 10 anos, Gabriel Almeida atua como editor-chefe e repórter. Escreve com experiência para diversas editorias do portal. Além disso, assina a importante coluna: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades.

Últimas postagens

Saiba quais supermercados vendiam carne estragada e alimentos mofados na Serra

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Jornal Tempo Novo (@jornaltemponovo) Uma operação da Polícia Civil e do…

17 minutos atrás

Serra terá aulas de zumba abertas ao público — veja como se inscrever

A professora Vanessa Marques (de blusa amarela) e parte de suas alunas. Foto: Divulgação/arquivo pessoal Moradores de Eldorado e adjacências…

36 minutos atrás

Serra brilha no Estadual de Wrestling e mira cenário internacional

Os atletas da Serra conquistam medalhas no Estadual 2025 de Wrestling em Guarapari e já se preparam para o Campeonato…

53 minutos atrás

Circo Portugal anuncia últimas semanas na Serra com meia-entrada para todos

Entre as atrações do Circo Portugal estão Homem-bala: oitavo maior do mundo, anunciou últimas semanas na Serra com meia entrada…

1 hora atrás

Trupe Barroca celebra 300 anos de “As Quatro Estações” com apresentação gratuita no ES

Concerto gratuito da Trupe Barroca homenageia os 300 anos de “As Quatro Estações” de Vivaldi, com a renomada violinista Cynthia…

2 horas atrás

Clube Capixaba conquista bronze em campeonato de Handebol e garante vaga no Brasileiro

Foto: divulgação A equipe de handebol do Clube Capixaba venceu o São Bernardo (SP) por 32 a 27 e conquistou…

2 horas atrás