Notícias

Condomínios residenciais e comerciais da Serra terão que comunicar casos de maus-tratos a animais

O projeto é do vereador Paulinho do Churrasquinho. Crédito: Divulgação

A causa animal e o bem estar de bichos domésticos como cães e gatos tem ganhado cada dia mais destaque, principalmente pelas situações de maus-tratos que acontecem dentro de residências e condomínios de forma infelizmente corriqueira.

Pensando em minimizar esta situação, tramita na Câmara da Serra um projeto de lei, que obriga os condomínios residenciais e comerciais localizados na Serra a comunicar aos órgãos de segurança pública ocorrências de casos de maus-tratos a animais. As mesmas podem ser registradas de forma online.

O projeto está sendo apresentado pela segunda vez na Casa de Leis, na primeira vez em que foi proposto em 2021, os vereadores aprovaram a lei, que foi vetada pelo prefeito Sergio Vidigal.

Agora, novamente em 2023, o vereador Paulinho do Churrasquinho, reapresentou o projeto com o intuito de conseguir a sanção do município.

Em sua justificativa à época, em 2021, Paulinho usou o caso que deixou não somente o Espírito Santo estarrecido, mas também o Brasil, que foi a ocorrência acontecida em 2021, em Vila Velha, onde num apartamento foram encontrados 11 animais mortos, entre cães e gatos.

+ Verme do mar aparece em praia da Serra e assusta banhistas

“Naquela ocasião, outros quatro cães foram resgatados vivos do local e todos estavam muito magros. A inspetoria ambiental da Guarda Municipal e uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha constaram que os animais morreram de fome e de sede. Este tipo de situação o condomínio poderia denunciar para evitar este tipo de atrocidade”.

O projeto de lei apresentado em 2023 é o mesmo de 2021. “Não concordamos com o veto e vamos apresentar novamente. Este projeto é importante e tem por objetivo inibir casos de omissão por parte dos condomínios em casos de maus-tratos aos animais. Visamos, com a aprovação deste PL, evitar que aconteçam casos como os de Vila Velha”, disse o vereador Paulinho do Churrasquinho.

O projeto cumpriu todos os ritos legislativos e pode ser votado a qualquer momento na casa de leis.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Comunicado – 19/11/2024 – 2ª edição

publicidade legal - 19-11-2024 - 2ª ediçãoBaixar

4 horas atrás

Os impactos da escala 6×1 na saúde mental dos trabalhadores

Sem tempo suficiente para se recuperar, muitos trabalhadores relatam dificuldades em equilibrar a vida profissional e pessoal,l podendo gerar efeitos…

5 horas atrás

Vereadores eleitos da Serra destacam estabilidade política e declaram voto em Saulinho para presidente da Câmara

Grupo dos 16 vereadores estão fechados e deve reconduzir Saulinho a presidência. Crédito: divulgação. Se não houver desistências ou traições,…

5 horas atrás

Vale abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade; se inscreva

A Vale abriu novas vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade. Crédito: Divulgação A mineradora Vale abriu novas…

5 horas atrás

Bares da Serra preparam agenda especial para a véspera de feriado da Consciência Negra

Tem cardápio especial para os boêmios em diversos bares da Serra, destaque especial para o Bar do Mineiro, em Jacaraípe.…

6 horas atrás

Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.700

O Governo do Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.700. Crédito: Divulgação…

7 horas atrás