Notícias

Condomínios residenciais e comerciais da Serra terão que comunicar casos de maus-tratos a animais

O projeto é do vereador Paulinho do Churrasquinho. Crédito: Divulgação

A causa animal e o bem estar de bichos domésticos como cães e gatos tem ganhado cada dia mais destaque, principalmente pelas situações de maus-tratos que acontecem dentro de residências e condomínios de forma infelizmente corriqueira.

Pensando em minimizar esta situação, tramita na Câmara da Serra um projeto de lei, que obriga os condomínios residenciais e comerciais localizados na Serra a comunicar aos órgãos de segurança pública ocorrências de casos de maus-tratos a animais. As mesmas podem ser registradas de forma online.

O projeto está sendo apresentado pela segunda vez na Casa de Leis, na primeira vez em que foi proposto em 2021, os vereadores aprovaram a lei, que foi vetada pelo prefeito Sergio Vidigal.

Agora, novamente em 2023, o vereador Paulinho do Churrasquinho, reapresentou o projeto com o intuito de conseguir a sanção do município.

Em sua justificativa à época, em 2021, Paulinho usou o caso que deixou não somente o Espírito Santo estarrecido, mas também o Brasil, que foi a ocorrência acontecida em 2021, em Vila Velha, onde num apartamento foram encontrados 11 animais mortos, entre cães e gatos.

+ Verme do mar aparece em praia da Serra e assusta banhistas

“Naquela ocasião, outros quatro cães foram resgatados vivos do local e todos estavam muito magros. A inspetoria ambiental da Guarda Municipal e uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha constaram que os animais morreram de fome e de sede. Este tipo de situação o condomínio poderia denunciar para evitar este tipo de atrocidade”.

O projeto de lei apresentado em 2023 é o mesmo de 2021. “Não concordamos com o veto e vamos apresentar novamente. Este projeto é importante e tem por objetivo inibir casos de omissão por parte dos condomínios em casos de maus-tratos aos animais. Visamos, com a aprovação deste PL, evitar que aconteçam casos como os de Vila Velha”, disse o vereador Paulinho do Churrasquinho.

O projeto cumpriu todos os ritos legislativos e pode ser votado a qualquer momento na casa de leis.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Confira como fica o tempo no último fim de semana de fevereiro na Serra

O tempo amanheceu nublado em Jacaraípe/ Foto: Ana Paula Bonelli Fevereiro está chegando ao fim e a chegada deste sábado…

7 horas atrás

Presidente da Câmara vai a Brasília em busca de avanço na acessibilidade da Serra

O vereador solicitou assistência para a implementação de medidas que tornem a cidade da Serra mais acessível, especialmente em espaços…

7 horas atrás

Arena de Verão Serra 2025: confira programação para este fim de semana

O verão chegou com tudo e, apesar da chuva, a Arena de Verão Serra 2025 promete um final de semana…

8 horas atrás

Edital seleciona projetos de educação e prevenção sobre drogas no ES

Reprodução Google Maps O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas sobre Drogas…

9 horas atrás

ABRH-ES comemora 40 anos e anuncia nova gestão para próximo triênio

ABRH-ES abre comemorações pelos 40 anos com posse da nova diretoriaCerimônia reuniu cerca de 150 pessoas, em Vitória, e contou…

1 dia atrás

Inscrições abertas para a 8ª edição do Festival da Canção da Serra em abril

A oitava edição do Festival da Canção da Serra, acontecerá na Praça dos Pescadores, em Nova Almeida, nod sidas 4,…

1 dia atrás