Nesta sexta (24) é dia de “Black Friday” no Brasil. O dia é um movimento entre lojistas que dispõe de grandes descontos. Por isso, a Polícia Civil, através da Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos (DRCE) e a Delegacia do Consumidor (Decon), está dando dicas para se proteger de golpes que possam acontecer neste dia.
A titular da DRCE, delegada Claudia Dematté, acredita que as facilidades de variedade de ofertas, a possibilidade de pesquisa rápida de preço e o acesso a uma variedade de produtos fizeram com que aumentasse o número de pessoas que realizam compras por meio da internet, e isso tem chamado a atenção de criminosos. “Se certos cuidados não forem tomados, o uso do comércio eletrônico pode se transformar em um problema para o consumidor, tendo em vista que pode aumentar o número de crimes cometidos por estelionatários que usam o comércio eletrônico para aplicar golpes”, alerta.
Para os casos de compras em lojas físicas, o titular da Delegacia do Consumidor, delegado Gabriel Monteiro, também dá alguns conselhos para o consumidor se proteger durante as compras realizadas no “Black Friday”. “Assim como nas compras pela internet, o comprador também deve verificar a reputação da loja física em que pretende fazer sua compra”, afirmou.
Outra orientação que ele dá é pesquisar o preço que o produto era comercializado antes do “Black Friday” para saber se, de fato, o produto está em promoção. Além disso, Gabriel Monteiro orienta o consumidor a sempre pedir a nota fiscal do produto.
Cuidados que devem ser tomados na hora de fazer as compras:
- Desconfie de preços muito abaixo da média praticada pelo mercado;
- Faça uma pesquisa de preços semanas antes para saber se o produto realmente está em promoção;
- Pesquise sobre a qualidade ou reputação do vendedor, tanto para lojas físicas quanto para compras na internet;
- Exija sempre a nota fiscal. Ela vai ajudar a evitar a compra de produtos falsificados e de procedência duvidosa.
- Verifique se a Loja On-line oferece ambiente seguro. Procure no site da empresa os selos tais como “Internet Segura” ou “Site Seguro” que indicam que o site toma medidas de segurança para proteção das informações e dados passados pelos clientes;
- Na hora de fechar a transação você deve observar se o navegador da internet exibe o ícone de cadeado na parte inferior ou na barra de endereços;
- Verifique se o site de comércio eletrônico informa o CNPJ, o endereço físico e o telefone da empresa conforme o Decreto Lei 7962/2013 que regulamenta o e-commerce no Brasil recomenda;
- Verifique se o prazo de entrega informado pelo site é muito longo. Se não for informado, demonstra que provavelmente não exista o produto em estoque;
- Não guarde os dados do seu cartão de crédito para compras futuras;
- Evite fazer compras a partir de computadores públicos ou redes públicas;
- Tenha sempre cuidado com a segurança do seu computador ou dispositivo móvel. Mantenha seu sistema operacional e programas, principalmente os navegadores, atualizados;
- Utilize sempre antivírus e mantenha-o atualizado;
- Tenha muito cuidado com links, sites e possíveis e-mails falsos que direcionam para arquivos maliciosos;
- Tenha muito cuidado com ofertas recebidas por e-mail e redes sociais: muitas vezes esses e-mails ou links em redes sociais vão direcionar a pessoa para sites falsos ou de reputação duvidosa. É recomendável que a pessoa abra uma nova tela e digite o endereço eletrônico da loja para verificar se no site realmente existe a oferta do produto que está sendo oferecido no e-mail ou rede social.