Confira 14 dicas da polícia para se proteger na Black Friday

Nesta sexta (24) é dia de “Black Friday” no Brasil. O dia é um movimento entre lojistas que dispõe de grandes descontos. Por isso, a Polícia Civil, através da Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos (DRCE) e a Delegacia do Consumidor (Decon), está dando dicas para se proteger de golpes que possam acontecer neste dia.

A titular da DRCE, delegada Claudia Dematté, acredita que as facilidades de variedade de ofertas, a possibilidade de pesquisa rápida de preço e o acesso a uma variedade de produtos fizeram com que aumentasse o número de pessoas que realizam compras por meio da internet, e isso tem chamado a atenção de criminosos. “Se certos cuidados não forem tomados, o uso do comércio eletrônico pode se transformar em um problema para o consumidor, tendo em vista que pode aumentar o número de crimes cometidos por estelionatários que usam o comércio eletrônico para aplicar golpes”, alerta.

Para os casos de compras em lojas físicas, o titular da Delegacia do Consumidor, delegado Gabriel Monteiro, também dá alguns conselhos para o consumidor se proteger durante as compras realizadas no “Black Friday”. “Assim como nas compras pela internet, o comprador também deve verificar a reputação da loja física em que pretende fazer sua compra”, afirmou.

Outra orientação que ele dá é pesquisar o preço que o produto era comercializado antes do “Black Friday” para saber se, de fato, o produto está em promoção. Além disso, Gabriel Monteiro orienta o consumidor a sempre pedir a nota fiscal do produto.

Cuidados que devem ser tomados na hora de fazer as compras:

  • Desconfie de preços muito abaixo da média praticada pelo mercado;
  • Faça uma pesquisa de preços semanas antes para saber se o produto realmente está em promoção;
  • Pesquise sobre a qualidade ou reputação do vendedor, tanto para lojas físicas quanto para compras na internet;
  • Exija sempre a nota fiscal. Ela vai ajudar a evitar a compra de produtos falsificados e de procedência duvidosa.
  • Verifique se a Loja On-line oferece ambiente seguro. Procure no site da empresa os selos tais como “Internet Segura” ou “Site Seguro” que indicam que o site toma medidas de segurança para proteção das informações e dados passados pelos clientes;
  • Na hora de fechar a transação você deve observar se o navegador da internet exibe o ícone de cadeado na parte inferior ou na barra de endereços;
  • Verifique se o site de comércio eletrônico informa o CNPJ, o endereço físico e o telefone da empresa conforme o Decreto Lei 7962/2013 que regulamenta o e-commerce no Brasil recomenda;
  • Verifique se o prazo de entrega informado pelo site é muito longo. Se não for informado, demonstra que provavelmente não exista o produto em estoque;
  • Não guarde os dados do seu cartão de crédito para compras futuras;
  • Evite fazer compras a partir de computadores públicos ou redes públicas;
  • Tenha sempre cuidado com a segurança do seu computador ou dispositivo móvel. Mantenha seu sistema operacional e programas, principalmente os navegadores, atualizados;
  • Utilize sempre antivírus e mantenha-o atualizado;
  • Tenha muito cuidado com links, sites e possíveis e-mails falsos que direcionam para arquivos maliciosos;
  • Tenha muito cuidado com ofertas recebidas por e-mail e redes sociais: muitas vezes esses e-mails ou links em redes sociais vão direcionar a pessoa para sites falsos ou de reputação duvidosa. É recomendável que a pessoa abra uma nova tela e digite o endereço eletrônico da loja para verificar se no site realmente existe a oferta do produto que está sendo oferecido no e-mail ou rede social.
Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Vídeo| Carro cai de viaduto e é “parado” por palmeira na Serra

Um carro caiu de um viaduto situado na Rodovia Mário Covas na Serra na noite dessa sexta-feira (26). O carro…

4 horas atrás

Veja qual a previsão do tempo para este fim de semana na Serra

Mais um final de semana chegou e com ele a tradicional previsão do Tempo Novo. Veja como ficam os termômetros…

4 horas atrás

Serra registra três incêndios em menos de 24h

Três incêndios foram registrados por leitores em menos de 24h na Serra. O primeiro na quinta-feira (25) em uma vegetação…

4 horas atrás

Serra é a cidade que mais cadastrou famílias na Tarifa Social de energia em 2024

Somente nos últimos quatro meses de 2024, 5.833 famílias da Serra foram cadastradas no benefício da Tarifa Social de Energia…

21 horas atrás

Partido de Casagrande, o PSB, oficializa apoio a Weverson Meireles para prefeito da Serra

Na noite desta quinta-feira (25), o PSB, partido do governador Renato Casagrande, realizou sua convenção na Serra. Aproximadamente 600 pessoas…

1 dia atrás