Palavras de Manato | Portal Tempo Novo

Serra, 22 de julho de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

O Nó da Gravata

por Conceição Nascimento

Serra, 21 de junho de 2019 às 8:45

Palavras de Manato


Nesta semana, o ex-deputado Carlos Manato (PSL) convidou publicamente o vereador da Serra Cabo Porto (PSB) para se filiar ao partido de Bolsonaro e se tornar candidato à prefeitura em 2020. “Conversei com ele. E está bem adiantado; ele vem para o PSL e vai ser o nosso nome a prefeito”, disse, e completou: “Fiz o convite e ele [Porto] aceitou. Só tem que ver detalhes, porque ele não pode sair agora. Tem que ficar lá até março e vir na janela. Ele assumiu o compromisso de vir para o partido”. As palavras de Manato criaram um climão no PSB. Procurado, Porto não quis tratar do assunto. No entanto, segundo fontes da cúpula do PSL capixaba, há grande possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro andar pelas ruas do município com Cabo Porto, caso ele tope o convite de Manato; e isso estaria deixando Porto balançado.

Balcão eleitoral

As costuras nos bastidores estão quentes. Partidos estão o tempo todo dialogando entre si para chegar à eleição bem alinhados. Desta vez, as especulações dão conta de que o governador Renato Casagrande (PSB) estaria costurando alianças envolvendo PDT, PSB e MDB, de olho em três municípios capixabas: Vitória, Serra e Vila Velha.

Moedas de troca

Os arranjos colocariam o PSB no controle da capital, com a candidatura de Sérgio Sá para prefeito; de cara, esta candidatura teria o MDB no bloco, já que Sérgio é filho do deputado estadual José Esmeraldo (MDB). Falta combinar com o Cidadania (antigo PPS, do prefeito Luciano Rezende). O PSB, em contrapartida, apoiaria o deputado Hércules da Silveira (MDB) para prefeito de Vila Velha. Nesse contexto, na Serra, o PSB seria vice do deputado federal Sérgio Vidigal (PDT), sacrificando Bruno Lamas.

Bola dividida

A polêmica Reforma da Previdência proposta por Bolsonaro foi tema de uma enquete realizada pelo Portal Tempo Novo nas últimas semanas. Os internautas podiam opinar se eram a favor ou contra o projeto do Governo Federal enviado ao Congresso. Com 2.417 participantes, 52% disseram que é contra a Reforma, enquanto 48% afirmaram ser favorável.

Sujeira no esgoto

Membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente da Serra (Comdemas), em condição de anonimato, denunciam que já faz três meses que o órgão não aprecia nenhuma multa das poluidoras Cesan e Ambiental Serra. Segundo eles, este é um fato “absolutamente atípico”. Eles não sabem dizer se os fiscais não estariam lavrando multas nas empresas ou se as multas dadas não estariam sendo pautadas no Conselho. De acordo com um deles, a poluidora Ambiental Serra estaria preocupada com essa questão de multas, uma vez que poderia atrapalhar a empresa judicialmente.

Olho grande no esgoto

A controladora da Ambiental Serra é a Aegea Saneamento, que já tomou conta de Vila Velha e está de olho grande em Cariacica. Vale lembrar que,em maio de 2018, o TEMPO NOVO trouxe a público um caso de cancelamento de multas da Ambiental Serra pelo Comdemas. À época, o montante passava dos R$ 250 mil, entre multas canceladas e/ou convertidas em serviços comunitários. E tudo começou após a ex-secretária de Meio Ambiente da Serra, Andréia Carvalho, atuar como advogada da empresa dentro do Comdemas.




O que você acha ?

Como você avalia os 6 primeiros meses de Contarato no Senado?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por