Categories: Notícias

Confira dicas sobre incêndio e acidentes

Carbonizado. O professor teve o corpo completamente queimado após colisão. Foto: Eci Scardini Carbonizado. O professor teve o corpo completamente queimado após colisão. Foto: Eci Scardini
Carbonizado. O professor teve o corpo completamente queimado após colisão. Foto: Eci Scardini

Por Anderson Soares

O grave acidente que matou o professor Marcos Pereira dos Santos na BR 101, em Planalto Serrano, no último dia (05), deixou o alerta para motoristas e passageiros: o risco de incêndio no veículo após colisões. Embora não dê para afirmar se era possível salvar a vida de Marcos, o Corpo de Bombeiros tem dicas para prevenção e de como agir caso alguém testemunhe ou se envolva numa situação dessa gravidade.

De acordo com o major Benício Ferrari Junior não é comum o registro deste tipo de acidente em que logo após a colisão o veiculo pega fogo. Ele conta que quando isso ocorre, é em decorrência da ruptura da mangueira por onde circula o combustível ou o óleo de lubrificação do motor, que acabam entrando em contato com partes quentes do veículo.

Benício orienta que caso a vítima de acidente esteja consciente, mesmo estando presa a ferragem, deve tentar movimentar os braços para alcançar o extintor.

“Já quem vai prestar socorro à vítima em veículos com princípio de incêndio deve ter atenção e cuidado. Ao se aproximar, deve abrir uma fresta no capô, nunca abrindo-o por completo pois há risco de queimaduras, e usar o extintor na parte do motor impedindo que o fogo chegue até região do painel do veículo”, adverte Benício.

Benício conta ainda que a melhor forma de prevenção desse tipo de acidente é fazer revisões periódicas no carro e manter o extintor no prazo de validade.

Extintores

A partir do dia 1° de janeiro de 2015 os extintores de incêndio dos automóveis terão que ser trocados independente do prazo de validade. A mudança é obrigatória em todo o país. O novo equipamento de segurança é mais eficiente, custa em média R$ 65, e tem um prazo de validade superior ao antigo, 5 anos.

Liberação lenta

Apesar do acidente ter ocorrido há quase uma semana, o corpo do professor Marcos Pereira ainda não havia sido liberado pelo Departamento Médico Legal até a tarde de ontem (11).

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

ArcelorMittal confirma que tarifaço de Trump pode atrapalhar investimento de R$ 4 bilhões na Serra

O fim das cotas de isenção — pressionam diretamente a ArcelorMittal, que exporta 3,46 milhões de toneladas anuais de aço…

4 horas atrás

Comunicado – 06/05/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 06-05-2025 - 2 ediçãoBaixar

4 horas atrás

Ação educativa do Departamento de Trânsito aborda 176 motoristas da Serra

Um carro acidentado foi utilizado para alertar os motoristas sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool. Foto: Divulgação…

5 horas atrás

Saiba quais supermercados vendiam carne estragada e alimentos mofados na Serra

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Jornal Tempo Novo (@jornaltemponovo) Uma operação da Polícia Civil e do…

5 horas atrás

Serra terá aulas de zumba abertas ao público — veja como se inscrever

A professora Vanessa Marques (de blusa amarela) e parte de suas alunas. Foto: Divulgação/arquivo pessoal Moradores de Eldorado e adjacências…

5 horas atrás

Serra brilha no Estadual de Wrestling e mira cenário internacional

Os atletas da Serra conquistam medalhas no Estadual 2025 de Wrestling em Guarapari e já se preparam para o Campeonato…

6 horas atrás