Categories: Notícias

Confira dicas sobre incêndio e acidentes

Carbonizado. O professor teve o corpo completamente queimado após colisão. Foto: Eci Scardini

Por Anderson Soares

O grave acidente que matou o professor Marcos Pereira dos Santos na BR 101, em Planalto Serrano, no último dia (05), deixou o alerta para motoristas e passageiros: o risco de incêndio no veículo após colisões. Embora não dê para afirmar se era possível salvar a vida de Marcos, o Corpo de Bombeiros tem dicas para prevenção e de como agir caso alguém testemunhe ou se envolva numa situação dessa gravidade.

De acordo com o major Benício Ferrari Junior não é comum o registro deste tipo de acidente em que logo após a colisão o veiculo pega fogo. Ele conta que quando isso ocorre, é em decorrência da ruptura da mangueira por onde circula o combustível ou o óleo de lubrificação do motor, que acabam entrando em contato com partes quentes do veículo.

Benício orienta que caso a vítima de acidente esteja consciente, mesmo estando presa a ferragem, deve tentar movimentar os braços para alcançar o extintor.

“Já quem vai prestar socorro à vítima em veículos com princípio de incêndio deve ter atenção e cuidado. Ao se aproximar, deve abrir uma fresta no capô, nunca abrindo-o por completo pois há risco de queimaduras, e usar o extintor na parte do motor impedindo que o fogo chegue até região do painel do veículo”, adverte Benício.

Benício conta ainda que a melhor forma de prevenção desse tipo de acidente é fazer revisões periódicas no carro e manter o extintor no prazo de validade.

Extintores

A partir do dia 1° de janeiro de 2015 os extintores de incêndio dos automóveis terão que ser trocados independente do prazo de validade. A mudança é obrigatória em todo o país. O novo equipamento de segurança é mais eficiente, custa em média R$ 65, e tem um prazo de validade superior ao antigo, 5 anos.

Liberação lenta

Apesar do acidente ter ocorrido há quase uma semana, o corpo do professor Marcos Pereira ainda não havia sido liberado pelo Departamento Médico Legal até a tarde de ontem (11).

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Guindaste tomba durante operação na área da Vale

O guindaste tombou durante sua operação dentro da área da Vale, no Porto de Tubarão. Crédito: Divulgação Um guindaste tombou…

36 minutos atrás

Cheiro Moreno será uma das atrações da Expocapixaba

A banda Cheiro Moreno e comandada pelos vocais de Bianca Vedova. Foto: Divulgação A banda Cheiro Moreno promete agitar o…

56 minutos atrás

Comediante Flávio Andradde se apresenta na Serra em show com ingressos esgotados

Com mais de 2 milhões de seguidores, Flávio Andradde ganhou notoriedade nacional ao ser semifinalista do Prêmio Multishow de Humor,…

1 hora atrás

Viminas abre 33 vagas de emprego para todos os níveis e contratação imediata na Serra

A Viminas abriu 33 vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade e as contratações serão imediatas na Serra.…

2 horas atrás

Homens armados roubam carro com idosa na Serra

Momento que os criminosos rendem carro na Serra. Foto: Imagens de videomonitoramento Na tarde desta terça-feira (21), homens roubaram um…

3 horas atrás

Comunicados – 22/01/2025

publicidade legal - 22-01-2025Baixar

4 horas atrás