Categories: Notícias

Confirmada doença fatal em cavalos da PM na Serra

Dezesseis cavalos da Polícia Militar serão sacrificados nesta semana. Foto: Divulgação/PM

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) confirmou nesta segunda-feira (27) que cinco dos 65 animais do Regimento de Polícia Montada da PM, na Serra, estão com a doença mormo. A doença é fatal para os animais, mas são raros os casos de contaminação de humanos.

O local será por pelo menos 60 dias, assim como o Centro de Criação de Equinos Dr. Pedro Fontes, em Cariacica, onde 11 casos foram confirmados na última semana. A previsão é que os 16 cavalos da PM contaminados sejam sacrificados ainda esta semana.

As propriedades da Serra e de Cariacica estão sendo saneadas, procedimento que inclui realização de exames clínicos e laboratoriais dos animais dessas propriedades. O foco só é considerado encerrado após dois resultados negativos consecutivos para mormo, com intervalos de 45 a 90 dias entre exames realizados.

Os outros dois focos de mormo estão localizados em propriedades particulares situadas em Viana e em Guarapari. Essas duas propriedades também estão sendo saneadas.

De acordo coma a assessoria de imprensa, o Idaf publicou uma portaria com medidas de defesa sanitária animal que tornou obrigatória a apresentação de exame e de atestado veterinário de ausência de sinais clínicos de mormo para o transporte dos animais dentro ou fora do Estado.

Alerta

E recomendou que todos os médicos veterinários e profissionais da saúde mantenham-se alertas, no sentido de detectar precocemente animais doentes ou até casos humanos.

No Brasil, dezoito Estados possuem foco de mormo e a incidência da doença é de notificação obrigatória junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que recomenda nesses casos o sacrifício dos bichos.

O mormo é uma doença infectocontagiosa provocada por bactérias, que acomete cavalos, burros e mulas. A doença pode ser transmitida a outros animais e, raramente, ao homem.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…

9 horas atrás

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

9 horas atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

10 horas atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

11 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

12 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

19 horas atrás