Yuri Scardini
Depois de muitos anos servindo de coadjuvante na política Serrana, o PSDB sonha em protagonizar a política na locomotiva econômica do Espírito Santo, a Serra. Para isto escalou Vandinho Leite, que acabou de deixar as fileiras do PSB, onde foi secretário de Esportes na gestão Casagrande e líder do governo socialista na Assembleia Legislativa. Antes disso, Vandinho também esteve no PR.
O anúncio da pré-candidatura à Prefeitura em 2016 foi feito na última sexta-feira (19), data em que o político oficializou a sua chegada no ninho tucano.
O evento ocorreu na área de cerimonial do Golaço, situado em Jardim Limoeiro. E foi prestigiado por tucanos de alta plumagem no ES, como o vice-governador César Colnago o deputado federal e pré-candidato a prefeitura de Vila Velha, Max Filho, o ex-governador Max Mauro, além da sobrinha do senador Aécio Neves (PSDB), presidente do PSDB Mulher de Minas.
Aposta tucana para tentar quebrar o ciclo de 20 anos entre Sérgio Vidigal (PDT) x Audifax Barcelos (PSB) na cadeira mais alta do executivo municipal, Vandinho foi bem votado para Deputado Federal ano passado. Foram pouco mais de 86 mil votos – 36 mil deles na Serra. Se não foi o suficiente para elegê-lo, pelo menos deixou-o na primeira suplência do deputado federal Paulo Foletto (PSB).
Se não chegar ao segundo turno em 2016, a candidatura de Vandinho pode ser o fiel da balança entre os ‘titãs’ Vidigal e Audifax, cuja disputa promete ser dura. Embora teça crítica ao modelo de gestão dos dois, que considera “igual e obsoleto”, Vandinho tem sido mais incisivo nos ataques ao atual prefeito Audifax do que ao ex- prefeito e atual deputado federal Sérgio Vidigal.