Conheça Princesa, a porca mimada e cheirosa que conquistou o coração dos moradores da Serra

Compartilhe:
Porca
Princesa, porca de estimação de Geneci, já é considerada parte da família. Créditos: Edson Reis.

Nas ruas da Serra é possível ver de tudo. Cabrito esperando ônibus, jacarés saindo pelos bueiros e entre outros animais silvestres que marcam presença nos lugares mais inusitados da cidade. E entre as várias peculiaridades da Serra, no bairro de São Domingos,  uma leitoa caipira original de 5 meses e 78kg, carinhosamente nomeada de Princesa e conhecida como a Miss Pig de Serra Sede, se destaca diariamente com seus hábitos nos passeios com Geneci Almeida, seu dono de 59 anos.

+ Cesan vai ressarcir morador da Serra que comprou água durante falta de abastecimento

Indo na contramão da falsa fama de que porcos não tomam banho, Princesa é cheirosa e apresenta uma paixão enorme pelos momentos com água, sabão e shampoo. Muito mimada por Geneci, a porquinha ícone de São Domingos utiliza até óleo de girassol para evitar rachaduras na pele e prefere passear quando não há sol.

“Ela é cheia de manias. Princesa não faz suas necessidades no chiqueiro para não sujar o local onde ela dorme pois é exigente com limpeza. Para sair de casa, as vezes tenho que levar até um guarda-sol, senão ela empaca”, relata Geneci.

E por mencionar os passeios, durante as atividades de caminhada com seu dono, Princesa faz sucesso pelas ruas de São Domingos e região. A animação em ver uma porca em uma coleira, tal qual um cachorro, é intensificada ainda mais quando se trata das crianças que fazem questão de fazer carinho, interagir e tirar fotos.

O tamanho ás vezes assusta, mas a curiosidade quase sempre é maior que o medo e no final a garotada tira foto com Princesa em meio a carícias de Geneci para acalmar o animal.

“Ela não gosta de parar durante as caminhadas, fica agitada. Muita gente fica com medo pelo tamanho dela, principalmente os adultos. Mas a garotada pede foto, faz carinho. Tem dias que ela está mais sociável, mas de qualquer forma ela não gosta de ficar parada então sempre faço carinho para as crianças conseguirem tirar as fotos”, disse Geneci.

Por conta do peso e do trabalho que daria para chegar á praia, Princesa nunca visitou os 23km do litoral serrano, mas a falta de praia pouco é sentida pela porca tendo em vista o tamanho carinho que recebe diariamente, e também dos banhos.

Longe das redes sociais, local no qual sem dúvidas Princesa faria sucesso, a rotina de Geneci gira em torno da leitoa, que nos dias de trabalho em casa acompanha seu dono na jornada de trabalho, aguardando ansiosamente pelo momento das brincadeiras.

Serra
Geneci faz sucesso em ruas da Serra quando realiza passeios com sua porca. Créditos: Edson Reis.

O desejo em adotar um porca de estimação, ato peculiar, era antigo para o serrano, que os 12 anos já realizava partos de porcos, assim como monitorava a criação dos filhotes. Porém, a perspectiva com Princesa é diferente, assim como a intensidade do amor. De acordo com Geneci, desde que a leitoa chegou em sua vida, os momentos de tristeza quase que desapareceram.

“Eu era partejador quando mais novo, inclusive minha esposa me conheceu nessa época mas até hoje não é envolvida com criação de animais, mesmo após 39 anos juntos. Há 5 meses eu coloquei em prática meu desejo de adotar a Princesa e desde então é só alegria. A gente brinca, briga porque ela é mimada mas é brava igual um boi, mas no fim é só diversão. Ela é muito sensível, me diverte bastante. Minhas netas brincam muito com ela, Princesa já é da família”, finalizou Geneci.

Confira mais fotos 

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também