smobile
[secondary_title]

Conjuntivite no verão: confira as dicas para se proteger

- PUBLICIDADE-
Conjuntivite
Conjuntivite pode ser provocada por vírus, bactérias e, em menor frequência, por fungos. Crédito: Divulgação

Quando falamos de verão, logo pensamos em sol, mar e piscina, não é mesmo? Mas também é preciso ficar atento às doenças cuja incidência pode aumentar ao longo da estação mais quente do ano justamente em função do calor e do maior contato social. Entre elas, está conjuntivite, uma irritação ou inflamação da conjuntiva, que recobre a parte branca do olho.

De acordo com a oftalmologista da Unimed Vitória, Klicia Molina, a conjuntivite pode ser provocada por vírus, bactérias e, em menor frequência, por fungos. Todos esses microrganismos encontram condições favoráveis para se proliferar durante o verão e podem estar presentes em diversos ambientes. Ao mesmo tempo, o contágio é favorecido pelo maior contato entre as pessoas.

“Nesta época, nós ficamos em ambientes fechados, com ar-condicionado, em que os microrganismos estão circulando. Também estamos na água do mar e da piscina, onde eles também se proliferam”, detalha a especialista.

Além disso, Klicia destaca a possibilidade do surgimento de conjuntivites provocadas por produtos químicos. “Especialmente as crianças gostam de mergulhar com os olhos abertos no mar e na piscina. Isso faz com que os olhos entrem em contatos com produtos como o cloro, que também causam a conjuntivite”, explica.

O sintoma mais comum da conjuntivite é a vermelhidão na parte branca dos olhos, que é a conjuntiva, mas a inflamação também pode se manifestar com ardência, sensibilidade à luz, excesso de lacrimejamento e secreção em pequena quantidade.

Doença do Olho Seco

A dificuldade de produzir ou de manter a lágrima nos olhos é chamada de doença do olho seco, que pode gerar ressecamento dos olhos, coceira, ardência, vermelhidão, lacrimejamento e dor. Pessoas que têm essa doença estão mais suscetíveis a ter a conjuntivite.

“Como a camada protetora dos olhos, que é a lágrima, fica mais frágil, isso permite que vírus e bactérias causem a inflamação nos olhos” pontua o oftalmologista da Unimed Vitória Alexandre Grobberio Pinheiro.

Já a oftalmologista Liliana Nóbrega, da Unimed Vitória, explica ainda que a doença do olho seco pode gerar feridas nas córneas (a chamada ceratite). “A córnea ferida pela secura pode ser porta de entrada para bactérias, vírus e fungos. A conjuntivite pode ser, então, uma infecção secundária”, alerta.

Tratamento e prevenção

Alexandre Grobberio afirma que o tratamento da conjuntivite pode variar de acordo com o tipo da doença, mas geralmente inclui compressas frias e colírios para aliviar os sintomas. “Não é necessário isolamento, mas é recomendado evitar o contato próximo até que os sintomas diminuam, o que geralmente leva cerca de uma semana”, indica o especialista.

Reduzir as possibilidades de contágio é a única forma de evitar a conjuntivite no verão. Para isso, Klicia Molina destaca medidas que considera fundamentais:

– Não usar lentes de contato gelatinosas quando for entrar em contato com água: “elas são propensas à proliferação de fungos. Se não houver jeito e a pessoa precisar usar para ir à praia, à piscina ou até mesmo ao chuveiro, deve-se usar a lente descartável, usando durante o dia e jogando no lixo depois, sem colocá-la nos olhos novamente”.

– Manter a lubrificação da superfície ocular: “principalmente em duas de muito sol, vento, água e piscina. É bom ter um colírio lubrificante para repor a lágrima. Lembrando que ele pode ser aplicado de três a quatro vezes por dia, uma gota em cada olho”.

– Manter a hidratação: “mantenha a hidratação sistêmica, ingerindo bastante líquido”.

– Evite abrir os olhos dentro da água e muito cuidado com o uso do protetor solar no rosto: “o protetor não deve ser usado nas pálpebras, pois, com o suor, ele pode escorrer para os olhos, causando a irritação. A proteção das pálpebras é feita com os óculos e chapéus”.

– Lavar bem as mãos: “a não higienização das mãos é um dos principais vetores de doenças infecciosas”, pontua a Klicia.

Liliana Nóbrega destaca ainda que manter o equilíbrio do corpo durante essa época do ano, em que os excessos normalmente acontecem, é fundamental.

“Além de estarem mais próximas, de estarem em festas, de estarem na água, às vezes as pessoas não se alimentam e não se hidratam adequadamente e a imunidade fica mais comprometida. O bom mesmo é que as pessoas mantenham um bom estado de saúde, evitando os excessos”, indica.

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola de samba Boa Vista na manhã deste domingo (23)....

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

Um ônibus se chocou contra uma árvore na tarde deste sábado (22) na estrada de Putiri, na Serra, deixando 22 pessoas feridas. De acordo...

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

Uma jovem motociclista de 24 anos morreu em um acidente de trânsito ocorrido neste domingo (23) na Rodovia Norte Sul, na altura de Carapina....

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

Na noite de quinta-feira (20), a equipe de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma) resgatou duas aves silvestres presas em...

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é oriundo de projeto social...

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou a ex-mulher e filha...

Confira como fica o tempo no último fim de semana de fevereiro na Serra

Fevereiro está chegando ao fim e a chegada deste sábado (22) marca o último final de semana do mês. Confira a previsão do tempo...

Presidente da Câmara vai a Brasília em busca de avanço na acessibilidade da Serra

O presidente da Câmara Municipal da Serra, vereador Saulinho (PDT), esteve em Brasília para um encontro com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa...

Arena de Verão Serra 2025: confira programação para este fim de semana

O verão chegou com tudo e, apesar da chuva, a Arena de Verão Serra 2025 promete um final de semana de muita diversão e...
...