Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e Centros Municipais de Ensino Infatil (CMEIs) da rede pública da Serra já se mobilizam para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra.
A celebração de 20 de novembro marca a morte de Zumbi dos Palmares em 1695, líder do maior quilombo da história brasileira e figura símbolo da luta contra o racismo.
As escolas fazem referência à riqueza da cultura afro e sua contribuição no Brasil e também levantam questão de combate à desigualdade racial e respeito às diferenças.
A Emef Jorge Amado, em Nova Carapina II, fará neste sábado (9) uma mostra cultural associando a cultura afro-brasileira à própria cidade da Serra. “Serra – Minha Cultura, Minha História: Aqui é Meu Lugar” vai destacar os pontos turísticos, como Queimado e o monte Mestre Álvaro, e manifestações culturais, como o congo e os festejos do ciclo de São Benedito, todos com um pé nas tradições afro.
Alunos da Emef Irmã Dulce, em Parque Residencial Tubarão, serão as grandes estrelas de apresentações culturais de música e dança sob a temática étnico-racial no dia 14 de novembro, às 8h e às 13h30. O evento ocupa a quadra da escol e faz parte do projeto cultural LiteraSerra.
Já os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EMEF Aureníria Pimentel, em Novo Horizonte, farão, no horário noturno, uma feira de comidas afro-brasileiras.
E falando em EJA, a temática racial vai comandar os Clubes de Leituras on-line das escolas participantes. Alunos das Emefs Sônia Regina, Jonas Farias, Djanira Araújo, Flor de Cactus, Luiz Baptista e Aureníria Pimentel vão compartilhar suas leituras de obras de autores negros.
Durante todo o ano letivo, a Coordenação de Estudos Étnico Raciais (CEER), da Secretaria de Educação da Serra, acompanha e orienta as atividades pedagógicas relacionadas à promoção e estudo da cultura negra e indígena na rede municipal de escolas da cidade.
Segundo o último censo escolar, 60% dos estudantes da Serra se autodeclaram pretos e pardos. Além disso, a Serra segue a Lei Federal 10639/2003, que trata da obrigatoriedade de currículos da “História e Cultura Afro-brasileira” como tema das disciplinas em sala de aula.
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro e será considerado feriado nacional pela primeira vez em 2024, após ser instituído oficialmente pelo presidente Lula em 2023.
A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares.
Zumbi foi morto em 1695 por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil.
Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…
O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…
A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…
Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…
A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…
Emolaila é uma das atrações da festa “Twister and Shout” que promete uma noite retrô no Garage Pub, em Laranjeiras,…