Serra, 19 de Fevereiro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

O Nó da Gravata

por Conceição Nascimento

Serra, 16 de dezembro de 2016 às 8:45

Conselho de Hartung


Na última segunda-feira (12), durante o Seminário de Orientação a Prefeitos, evento promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), o governador Paulo Hartung (PMDB) sugeriu aos prefeitos eleitos e reeleitos que realizem ajustes fiscais e definam ações prioritárias. “Eu não sou médico para prescrever, mas como economista posso orientar que tomem conta de suas despesas e receitas. O sapato tem que estar do tamanho do pé” disse.

Súplica de Audifax

Hartung ainda ressaltou a necessidade dos prefeitos eleitos e reeleitos analisaram de imediato a peça orçamentária de 2017. “Façam como eu fiz, antes mesmo de assumir dialoguei com a Assembleia Legislativa e demonstrei a necessidade de mudar o orçamento. Atuem antes [de o orçamento ser aprovado] e façam os ajustes necessários”, ponderou. Essa declaração chama atenção, visto que aqui na Serra, o prefeito Audifax tem tido enorme dificuldade política em conduzir o processo de aprovação do orçamento de 2017 que tramita na Câmara da Serra e o diálogo entre Audifax e os vereadores não tem ocorrido, inclusive, há algumas semanas atrás o prefeito recorreu as redes sociais para suplicar que os vereadores votem o orçamento.

Festa tensa

A cerimonia de posse do prefeito reeleito Audifax Barcelos (Rede), a vice, Márcia Lamas (PSB) e os 23 vereadores, ocorrida na última terça-feira (13), na Câmara da Serra, foi coberta de expectativa. Isso porque nos últimos anos Executivo e Legislativo municipal não tem falado a mesma língua nos últimos anos. Apesar de a cerimonia de posse ser um evento festivo, o clima era de enorme cautela e polarização.

Orçamento na mesa

Além do Orçamento Municipal de 2017, outro assunto que tomou conta dos corredores da Câmara durante o evento, foi a eleição da mesa diretora, que está marcada para acontecer no dia 01 de janeiro. De um lado, 11 governistas. Do outro, 12 vereadores independentes que tem se mostrado unidos para formar uma chapa eleitoral.

Close, fila e boca fechada

Falando do chamado grupo dos 12, antes da cerimônia de posse começar, o grupo ficou reunido a portas fechadas no gabinete da presidência por cerca de 1h. De lá, os vereadores saíram só para registrar uma foto, retornando ao gabinete em seguida. Quando a cerimônia da diplomação começou, saíram todos de uma vez, enfileirados. Durante o evento, os 12 evitaram falar com seus colegas vereadores aliados de Audifax.

Torcida organizada

O clima pesado ficou mesmo escancarado durante a fala da atual presidente da Câmara, Neidia Maura (PSD), que pertence ao grupo dos 12. Correligionários e simpatizantes de Audifax que estavam na galeria, vaiaram e gritaram palavras de ordem contra Neidia. Foi preciso que o próprio Prefeito pedisse que sua ‘torcida organizada’ diminuísse o tom.

 




O que você acha ?

Você é a favor do auxílio moradia para juízes?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por