Na semana em que se discute, a partir de audiência pública, se a Área de Proteção Ambiental – APA – Mestre Álvaro deve ser municipalizada ou não, trazemos aqui alguns dados financeiros sobre unidades de conservação no Brasil.
Informações registradas no site do Senado Federal deram conta de uma arrecadação de R$ 14,3 milhões em 2004 advindos de cobranças de ingressos em Parques Naturais em todo o país – esses valores seriam bem mais expressivos se fossem contabilizados o faturamento da venda de souvenires e a geração de emprego e renda do ecoturismo. Cabe ressaltar, também, que esse foi um resultado bastante tímido, se comparado com o grande potencial natural que há no Brasil.
Na Grande Vitória temos algumas unidades de conservação, entre elas Jacarenema, em Vila Velha; Paulo César Vinha, em Guarapari; Duas Bocas, em Cariacica; Maciço Central, em Vitória; e o Mestre Álvaro, na Serra. Ressalta-se que em nenhuma dessas áreas de proteção ambiental se observa uma estrutura de gestão capaz de contribuir com os números de arrecadação. E potencial há para se explorar: a montanha mais proeminente da Serra, juntamente com o Morro do Moreno e o Moxuara, formam o conjunto de montanhas mais visitados da região metropolitana.
Mais do que a discussão acerca do processo de municipalização, parece ser prioritário um debate sobre o potencial não aproveitado dos recursos naturais que temos. O envolvimento da população e de setores produtivos é fundamental nesse processo. Temos público e recursos naturais para promover o desenvolvimento sustentável, mas é necessário elaborar e/ou operacionalizar um plano de manejo que alie conservação da natureza e geração de emprego e renda.
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…
Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…
O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…
A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…
Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…
A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…