Pensar a Região Metropolitana da Grande Vitória unificadamente é a proposta feita pelo presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-ES), Douglas Vaz. Durante a solenidade de posse da diretoria para a gestão 2025/2028, para a qual Vaz foi reeleito, o presidente afirmou ser necessário retomar a discussão da Região Metropolitana e padronizar códigos de obras e um Plano Diretor Municipal (PDM) unificado para os municípios.
“A mobilidade urbana segue nos desafiando. Vamos pensar juntos, alternativas viárias mais eficientes e seguras para pedestres, ciclistas e motoristas”, disse Vaz.
Na opinião do presidente do Sinduscon-ES, essa década será um marco no desenvolvimento da infraestrutura logística do Espírito Santo, com a construção de rodovias, ferrovias, portos e armazéns.
“Vamos presenciar uma demanda crescente por moradias nos próximos anos, principalmente no Litoral Norte e no Litoral Sul do Espírito Santo. O empreendedor vai precisar ocupar novas áreas. Precisamos nos antecipar a esse movimento de forma a contribuir para um crescimento ordenado, que tenha garantia de oferta de água, tratamento de esgoto, energia, saúde e educação, com equilíbrio ambiental.”
Vaz também falou sobre o desafio que é adequar as empresas à geração Z, tanto no desenvolvimento de novos produtos para atender a essa nova demanda quanto na forma de absorver essa mão de obra.
“A construção civil caminha para tornar seu processo construtivo cada vez mais industrializado. A inovação faz parte do dia a dia das nossas empresas”, disse o presidente do Sinduscon-ES.
Para os próximos três anos, Douglas Vaz disse que o Sinduscon-ES vai dar continuidade ao trabalho de manter o diálogo com os entes públicos e privados. “Vamos fortalecer nossa parceria enquanto cadeia produtiva com a união de todos os 14 sindicatos na Câmara Setorial da Indústria, buscando melhorar nossa produtividade e competitividade”.
ES Construção Brasil 2025
Na ocasião da posse, o Sinduscon-ES apresentou a edição 2025 da ES Construção Brasil, evento que evidencia a importância da cadeia da construção para o desenvolvimento econômico do Espírito Santo.
Após uma edição de sucesso em 2024, a ES Construção Brasil 2025 acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de julho, no Pavilhão de Carapina. Realizada pelo Sinduscon-ES, a feira deve reunir 150 expositores, entre empresas de máquinas e equipamentos, serviços e do mercado imobiliário.
Com entrada e estacionamento gratuitos, a feira terá 30 horas de conteúdo especializado sobre tecnologia e boas práticas na construção, além de destacar as práticas ESG no setor, com estratégias que podem reduzir o impacto ambiental e preparar o segmento para as demandas atuais. A expectativa da organização é receber 18 mil visitantes ao longo dos três dias.
Governador presente
Presente na solenidade, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, citou o investimento feito pelo governo do Estado em infraestrutura. “Quando retornei ao governo, em 2019, o Estado investiu R$ 1 bilhão em infraestrutura. Em 2024, nós investimos R$ 4,2 bilhões com a mesma equipe de governo”.
Casagrande destacou obras como a do contorno de Jacaraípe, que está em fase de finalização, e início de outra obra rodoviária que vai ligar Nova Almeida à ponte do Rio Piraqueaçu, ampliando as vias de acesso à área portuária de Aracruz.
O vice-governador Ricardo Ferraço também falou sobre a importância da construção civil como setor com alta empregabilidade. “O emprego é a melhor política social que a gente pode colocar de pé”.
A solenidade de posse da nova diretoria do Sinduscon-ES aconteceu na manhã desta quarta-feira (02), no Sheraton Vitória, e contou com a presença do presidente da Federação das Indústrias, Paulo Baraona, do vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Aristóteles Passos Costa Neto, da vice-prefeita de Vitória, Cris Samorini, de autoridades e empresários da construção.