Nos idos de 90, fui abraçado, adotado por esta cidade de Serra-ES, onde a partir de então fiz dela a minha cidade, há exatos 30 anos.
Uma cidade acolhedora e aprazível para se morar. Aqui tenho criado minha família. Meus filhos aqui cresceram, trabalham e constituíram sua própria família e é aqui que meus netos (5) estudam e estão crescendo. Tenho um coração agradecido por tudo o que Serra me proporcionou e que continuo a desfrutar.
“I have a dream!” – “Eu tenho um sonho!”, uma frase célebre de um grande homem norte americano, Martin Luther King Jr. (1929-68), pastor batista, um dos principais líderes negros na luta contra a discriminação racial nos Estados unidos, é a frase que cito e que me motiva, pois eu também tenho um sonho. Tenho um sonho de ver nossa Serra como uma cidade referência, uma cidade onde seus moradores se tornem cada vez mais felizes e realizados.
Hoje, temos cerca de 500 mil habitantes e estamos em franco crescimento. Um município cercado de uma geografia privilegiada. Um litoral fantástico e a poucos quilômetros, região montanhosa. Ambiente agradabilíssimo de se viver. Porém, para que o sonho se realize, a qualidade de vida de seus munícipes precisa ser elevada.
A Serra como eu sonho é um lugar onde a comunidade é forte e unida, e tem acesso a recursos e oportunidades que promovem seu bem estar geral. Um lugar saudável com infraestrutura adequada que permita que as pessoas tenham acesso a água potável, ar limpo e alimentos saudáveis. Com mais áreas verdes e espaços públicos.
Essa cidade dos sonhos é equitativa, ou seja, toda a população com acesso aos mesmos recursos e oportunidades, independentemente da idade, classe social, raça, religião ou orientação sexual. Nesta cidade há acesso a serviço de saúde, educação, cultura e trabalho, bem como a habitação para todos.
Ah! A segurança! Na Serra do meu sonho, as pessoas se sentem seguras em suas casas, em seus bairros e em suas ruas. O aumento do policiamento e áreas mais iluminadas fizeram a diferença.
Essa é Serra do meu sonho, mas que não pode ser criada sozinha porque é responsabilidade minha e sua. Os governos locais precisam liderar o caminho? Sim, de fato, mas os cidadãos também precisam contribuir. Os indivíduos podem fazer a diferença ajudando a plantar árvores, fazendo voluntariado, apoiando pequenas empresas locais e participando de grupos comunitários. As empresas e organizações podem se tornar parceiras, oferecendo apoio financeiro e recursos para iniciativas locais.
Mas, aquilo que considero mais importante na transformação e consequentemente na formação de uma cidade assim, dos sonhos, uma cidade feliz, passa muito mais por cada cidadão serrano.
Um princípio ensinado pelo nosso Senhor Jesus Cristo foi que: “tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho vós a eles também” (Mateus 7.12), e no Evangelho de João Ele nos disse: “O ladrão não vem senão a roubar, matar e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (10.10).
Esse texto bíblico é uma passagem muito poderosa que fala sobre a vida que Jesus nos oferece. Vida com abundância, uma vida feliz. Esse é o projeto de Deus para nós. Que tivéssemos uma vida tranquila e sossegada. Essa vida abundante é a promessa de que podemos viver uma vida plena e realizada em todas as áreas, incluindo espiritual, emocional, relacional e material.
Muitas pessoas pensam que a vida abundante significa somente riqueza financeira, sucesso nos negócios ou conquistas pessoais, mas a vida abundante que Jesus nos oferece é muito mais que isso. Trata-se de uma vida que está completamente conectada com Deus e com os outros. É viver em harmonia com a vontade de Deus e ser um instrumento de amor, graça e misericórdia para com aqueles ao nosso redor. Não é algo que alcançamos por nossos próprios esforços. É um presente que recebemos de Deus por meio da fé em Jesus. Quando entregamos nossas vidas a Ele, Ele nos transforma e nos enche com o Seu Espírito Santo, nos dando poder e autoridade para viver plenamente em todas as áreas das nossas vidas.
Mas, como podemos experimentar esta vida abundante? A resposta é simples: seguindo Jesus e vivendo de acordo com a Sua vontade. Isto significa amar a Deus acima de tudo e amar o próximo como a nós mesmos, perdoando aqueles que nos ofendem, buscando a paz e a reconciliação em nossos relacionamentos e vivendo em obediência aos Seus mandamentos.
Hoje, se você está buscando viver uma vida abundante, saiba que ela está disponível para você por meio da fé em Jesus Cristo. Reconheça sua necessidade de um Salvador, entregue sua vida a Ele e comece a seguir Seus ensinamentos. Você verá como sua vida será transformada e você poderá experimentar a abundância de Deus de uma maneira que nunca imaginou antes.
Então, se queremos ter uma cidade melhor precisamos ter uma vida melhor. A cada dia buscando uma melhor versão de nós mesmos e, certamente, isso fará acontecer mudanças ao nosso redor. A começar em nós.
Os princípios descritos na Escritura Sagrada estão lá para serem praticados. Vivermos em comunidade. Não apenas dentro de uma igreja, mas principalmente em nossas mais variadas relações. No trabalho, na escola, no comércio, vizinhos…
E, aí!? Vamos juntos construir uma Serra feliz?