A ingestão de bebidas alcoólicas está associado a muitas enfermidades, e quando consumidas por gestantes, mesmo em pequenas quantidades, pode causar danos cerebrais aos fetos.
Um estudo apresentado pela Sociedade Radiológica da América do Norte (RSNA) revelou que o consumo de álcool na gravidez pode causar uma condição chamada de transtornos do espectro alcoólico fetal. Bebês nascidos com esse distúrbio podem apresentar problemas comportamentais ou retardos na fala, segundo os pesquisadores.
Foram analisados no estudo exames de ressonância magnética em fetos expostos à ingestão de bebidas alcoólicas. Nesses, os pesquisadores observaram que o sulco temporal superior direito era mais raso. Este sulco exerce grande influência no desenvolvimento da linguagem infantil.
Essas alterações cerebrais foram detectadas, inclusive, em fetos expostos ao baixo consumo de álcool.
+ Professores do ES participam de mobilização nacional para pedir segurança nas escolas
A médica Larissa Galvão, especializada em Medicina Fetal, alerta que a síndrome alcoólica fetal, causada pelo consumo de bebida alcoólica na gravidez, pode trazer complicações como alterações no sistema nervoso central, mudanças nos traços da face e problemas no desenvolvimento físico e comportamental do bebê.
A especialista ressaltou, ainda, que nenhuma quantidade de álcool, por menor que seja, deve ser ingerida na gravidez. “O álcool atravessa a placenta através do sangue materno, chegando ao líquido amniótico e feto, e isso pode causar danos irreversíveis aos bebês”, completou a médica.
Presidente Lula virá ao Espírito Santo. Foto: Divulgação O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), deve visitar…
O Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salário de R$ 4.716. Crédito: Divulgação O Governo…
Foto: Arquivo Jornal Tempo Novo Sob o argumento de minimizar os impactos das altas temperaturas durante o período de verão,…
Pablo Muribeca criticou a identificação dos funcionários, alegando que alguns uniformes continham a logomarca da Prefeitura da Serra. Crédito: Divulgação…
Apesar do risco de letalidade, esse tipo de câncer colorretal é prevenível e apresenta maiores chances de cura se for…