Em meio à pandemia causada pelo coronavírus e com uma grave crise que afeta o mundo inteiro, os moradores da Serra terão que desembolsar um pouco mais de dinheiro para pagar a conta de água. Isso porque a Agência de Regulação de Serviços Públicos (Arsp) publicou uma resolução onde autoriza que a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) realizar reajuste das tarifas de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios capixabas, e isso, é claro, inclui a Serra.
Segundo apuração do TEMPO NOVO, o aumento da tarifa mensal começa a ser efetivado a partir do dia 1° de dezembro. Segundo a resolução publicada no Diário Oficial do Estado, o reajuste é de 2,97% e está abaixo do índice da inflação acumulada em um ano no mês de setembro, que ficou em 3,14%, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A agência reguladora justifica o aumento afirmando que a Cesan apresentou informações concretas e necessárias para o reajuste de suas tarifas. Ainda segundo a Arsp, essas afirmações foram analisadas e constam em um processo administrativo.
Ao todo, serão afetados 53 municípios capixabas, incluindo a Serra e demais cidades da Grande Vitória. Todas essas 53 cidades são atendidas pela Cesan, através de contratos de concessões firmados com o Governo do Estado.
Vale lembrar que o reajuste anterior nas tarifas dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Cesan passou a vigorar a partir de 1º de agosto de 2019. Conforme contrato, uma nova discussão sobre o assunto deveria ocorrer após 12 meses, ou seja, em agosto deste ano. Por conta da pandemia, a conversa sobre o reajuste foi adiada e ocorreu agora, em outubro.
O serviço prestado pela Cesan é alvo de diversas queixas, realizadas por clientes que moram na Serra e também em outros municípios capixabas. Na cidade, a principal reclamação é sobre as constantes faltas de água que ocorrem quase que semanalmente. Na maioria das vezes, a empresa anuncia que vai suspender o abastecimento por determinado período para realizar melhorias em bairros, mas o corte costuma perdurar por dias e até semanas.
A consumidora de Jardim Tropical, Elizangela Souza, reclama do aumento. “Nós precisamos de um serviço melhor. Aqui falta água todo mês e a Cesan ainda quer aumentar a tarifa? O pior de tudo é que fazem isso no meio da pandemia, onde muita gente está desempregada”, afirma.
A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…
O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…
A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…
O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…
Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…