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Conta de água vai ficar mais cara na Serra a partir de dezembro

Unidade de atendimento da Cesan em Laranjeiras. Foto: Divulgação

Em meio à pandemia causada pelo coronavírus e com uma grave crise que afeta o mundo inteiro, os moradores da Serra terão que desembolsar um pouco mais de dinheiro para pagar a conta de água. Isso porque a Agência de Regulação de Serviços Públicos (Arsp) publicou uma resolução onde autoriza que a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) realizar reajuste das tarifas de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios capixabas, e isso, é claro, inclui a Serra.

Segundo apuração do TEMPO NOVO, o aumento da tarifa mensal começa a ser efetivado a partir do dia 1° de dezembro. Segundo a resolução publicada no Diário Oficial do Estado, o reajuste é de 2,97% e está abaixo do índice da inflação acumulada em um ano no mês de setembro, que ficou em 3,14%, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A agência reguladora justifica o aumento afirmando que a Cesan apresentou informações concretas e necessárias para o reajuste de suas tarifas. Ainda segundo a Arsp, essas afirmações foram analisadas e constam em um processo administrativo.

Ao todo, serão afetados 53 municípios capixabas, incluindo a Serra e demais cidades da Grande Vitória. Todas essas 53 cidades são atendidas pela Cesan, através de contratos de concessões firmados com o Governo do Estado.

Vale lembrar que o reajuste anterior nas tarifas dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Cesan passou a vigorar a partir de 1º de agosto de 2019. Conforme contrato, uma nova discussão sobre o assunto deveria ocorrer após 12 meses, ou seja, em agosto deste ano. Por conta da pandemia, a conversa sobre o reajuste foi adiada e ocorreu agora, em outubro.

Queixa de clientes

O serviço prestado pela Cesan é alvo de diversas queixas, realizadas por clientes que moram na Serra e também em outros municípios capixabas. Na cidade, a principal reclamação é sobre as constantes faltas de água que ocorrem quase que semanalmente. Na maioria das vezes, a empresa anuncia que vai suspender o abastecimento por determinado período para realizar melhorias em bairros, mas o corte costuma perdurar por dias e até semanas.

A consumidora de Jardim Tropical, Elizangela Souza, reclama do aumento. “Nós precisamos de um serviço melhor. Aqui falta água todo mês e a Cesan ainda quer aumentar a tarifa? O pior de tudo é que fazem isso no meio da pandemia, onde muita gente está desempregada”, afirma.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

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