O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Tiago de Barros Correia, afirmou nesta terça-feira (3) que o órgão pretende retirar a bandeira vermelha da conta de luz do brasileiro em abril ou maio do ano que vem. A notícia foi dada nesta terça-feira (3). Ainda segundo ele, é possível que a conta de luz passe diretamente para a bandeira verde, sem a cobrança adicional de valores na tarifa.
Em sua fala Tiago disse que “se chegarmos a maio com um bom nível nos reservatórios, não vamos precisar manter as (usinas) térmicas acionadas”.
Se o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) fizesse a gestão do setor elétrico apenas por modelos computacionais, segundo Correia, a conta de luz já poderia estar com bandeira amarela. No entanto, por causa da necessidade de poupar água dos reservatórios das hidrelétricas, o ONS tem mantido as usinas térmicas em operação.
Desde o início do ano a bandeira tarifária é a vermelha. Isto significa que para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos haverá um acréscimo de R$ 4,50.