Poucos dias após sua posse no Senado Federal, Fabiano Contarato (Rede) foi escolhido para presidir a Comissão de Meio Ambiente da Casa. A posse no colegiado aconteceu nesta quarta-feira (13), e na ocasião o senador apontou que tem como prioridade a instalação da CPI de Brumadinho, que será responsável pela investigação das causas da tragédia. Também é meta do senador a tramitação do Projeto de Lei 224/2016, que institui a Política Nacional de Segurança de Barragens.
Em seu discurso de posse como presidente da comissão, Contarato agradeceu ao povo brasileiro, em especial ao capixaba, que o elegeu.
“Como compromissos imediatos, já anuncio que apoio a instalação imediata da CPI para investigar o rompimento da Barragem de Brumadinho e que pautarei com a maior brevidade possível Projeto de Lei do Senado n° 224, de 2016. Este Projeto trata de reforçar a efetividade da Política Nacional de Segurança de Barragens, para dotar de novos instrumentos o Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Com ele, a tragédia de Mariana (2015), repetida em Brumadinho (2019), enfim mobilizará o Estado brasileiro por uma resposta enérgica a esse quadro generalizado de negligência governamental, impunidade sistêmica e irresponsabilidade desmedida das mineradoras”.