Por Anderson Soares
Há pelo menos seis meses moradores e lojistas do coração comercial da Serra, o bairro Laranjeiras, enfrentam dificuldades para receber em dia as contas do fim do mês. Segundo eles, a culpa é dos Correios, mas o prejuízo fica com os moradores e lojistas que têm de arcar com os juros e multas.
A moradora Natalia Loureiro diz que nem todas as empresas disponibilizam boletos pela internet, que poderia ser uma alternativa para as contas que chegam após o vencimento. Neste caso só resta torcer para que o carteiro não demore demais e o prejuízo não ficar ainda maior.
Natalia conta que moradores fizeram contato os Correios para saber o motivo dos constantes atrasos. Como resposta, foram informados de que o problema ocorre em função da mudança do ponto de distribuição das correspondências de Vitória para Viana.
“Gosto de pagar minhas contas em dia. Como eu e meu esposo somos leigos com a internet, a situação fica ainda mais difícil”, afirma a também moradora do bairro, Regina Célia dos Santos.
Em nota a assessoria de imprensa dos Correios confirmou que houve alteração no ponto de distribuição, mas negou os atrasos apontados pelos moradores e comerciantes.
O texto diz ainda que o Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas do Estado, que se localizava em Vitória, mudou-se para um imóvel em Viana em local que faz divisa com o município de Cariacica.
Terreno
Os Correios possuem um terreno em frente ao EPA Plus em Laranjeiras, na esquina entre a Avenida Civit e a BR 101. A estatal chegou anunciar a construção de um centro de distribuição no local e instalou tapumes no entorno do terreno há pouco mais de um ano, mas o projeto ainda não saiu do papel. E os tapumes já se perderam.