O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na Serra, se estenderão até o final de 2025. A previsão inicial era de conclusão ainda neste ano.
O Contorno de Jacaraípe irá desafogar o fluxo da ES-010 (Avenida Abdo Saad) na região de Jacaraípe, e auxiliar no desenvolvimento da área, uma vez que a expectativa é de que os veículos de grande porte migrem para a nova estrada, deixando o tráfego na avenida livre para os moradores e turistas.
A nova previsão do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) é de que os serviços sejam concluídos até o final de 2025 e o investimento do Governo do Estado é de R$ 230 milhões.
Vale ressaltar que no mês de julho de 2023, o governador Renato Casagrande visitou a obra. De acordo com ele, na época, o andamento já estava em 35% da construção, que tinha previsão de entrega para 2024 e estimativa de investimento de mais de R$ 108 milhões.
O trecho compreendido entre a Avenida Minas Gerais – próximo a região do Terminal de Jacaraípe – e o bairro Nova Almeida terá 8,5 quilômetros de extensão e vai contar com três faixas por pista e calçada.
O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) informa que apesar do atraso, as obras do Contorno de Jacaraípe seguem conforme cronograma.
A obra possui simultaneamente diversas frentes de trabalho: terraplanagem, pavimentação e implantação dos dispositivos de drenagem. Além disso, elementos pré-fabricados que compõem as obras de arte especiais (viadutos), estão sendo produzidos externamente na indústria de pré-moldados.