Por Conceição Nascimento
Na previsão do que o Governo do Estado vai gastar nos próximos quatro anos – o Plano Plurianual de Aplicações (PPA) – estão obras importantes na Serra, como o contorno do Mestre Álvaro, um mergulhão para veículos em Carapina e duas escolas estaduais em bairros carentes.
O Projeto de Lei do PPA 2016 a 2019 já está na Assembleia Legislativa, onde deve ser apreciado. O valor total do plano é de R$ 63.549.506.603. Educação, saúde e segurança devem liderar os gastos.
Entre os investimentos previstos no PPA para a Serra destaque para a mobilidade urbana, com a obra do Contorno do Mestre Álvaro que fará parte da BR 101, ligando a região do Jacuhy até a altura do Posto da Polícia Rodoviária em Belvedere.
Também no setor de mobilidade, deverá ser feita a ampliação da capacidade da BR 101, no trecho que compreende o viaduto de Carapina, sobre a estrada de ferro, até o trevo do aeroporto, com acesso subterrâneo à Avenida João Palácio, o mergulhão de Carapina.
O pacote para a Serra inclui ainda a construção de duas escolas, sendo uma em Planalto Serrano e outra em Novo Horizonte.
As informações são da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), que até a tarde da última terça (29) não havia confirmado outras duas importantes obras estaduais na Serra: o contorno de Jacaraípe e a reforma/ampliação da Escola Aristóbulo Barbosa em Laranjeiras. As duas obras já foram iniciadas e estão paradas.
O PPA traz as ações, programas e projetos que o Executivo estadual planeja colocar em prática nos quatro anos seguintes, sendo os últimos três anos de um governo e o primeiro do subsequente. As propostas devem ser apreciadas na Assembleia Legislativa, onde serão realizadas audiências públicas. Para elaboração do plano, o Governo realizou sete audiências regionais, o que, segundo a assessoria da SEP contou com a participação de 3.450 pessoas e 2.768 propostas.
Confira as despesas previstas no PPA para os poderes e secretarias de Estado:
Órgão Valor (em milhões)
Assembleia Legislativa 901
Tribunal de Contas 699
Poder Judiciário 5.137
Ministério Público 1.736
Defensoria Pública 297
Executivo* 41.370
*Exceto despesas com previdência e encargos gerais
Despesa por secretaria Valor (em milhões)
Sec. Saúde (Sesa) 10.507
Sec. Educação (Sedu) 9.254
Sec. Segurança Pública (Sesp) 7.849
Sec. Transportes e Obras Públicas (Setop) 3.666
Sec. Justiça (Sejus) 2.231
Sec. Saneamento, Hab. e Desen. Urbano (Sedurb) 1.971
Sec. Agricultura e Pesca (Seag) 1.022
Sec. Fazenda (Sefaz) 985
Sec. Desenvolvimento (Sedes) 675
Sec. Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh) 569
Sec. Gestão e Recursos Humanos (Seger) 556
Sec. Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) 522
Sec. Ciência e Tecnologia (Secti) 389
Procuradoria Geral do Estado 289
Sec. Governo 247
Sec. Turismo 204
Sec. Cultura 197
Sec. Economia e Planejamento (Sep) 181
Sec. Esportes (Sesport) 137
Sec. Comunicação Social (Secoom) 137
Sec. Controle e Transparência 94
Casa Militar 60
Casa Civil 45
Vice-governadoria 35
A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…