Thiago Albuquerque
Ainda não tem previsão de sair do papel a rodovia do Contorno do Mestre Álvaro. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER), que será o responsável por executar a obra, o projeto está em análise pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Em entrevista coletiva, o governador Paulo Hartung (PMDB) disse que o início das obras é iminente. A fala ocorreu após Hartung ir à Brasília no último dia 28 para tentar liberar obras e investimentos da União no Estado.
Dias antes, o Ministro dos Transportes Maurício Quintela, teria dito à senadora capixaba Rose de Freitas (PMDB), que virá ao estado para participar da assinatura da ordem de serviço, cuja data ainda não foi divulgada.
O projeto todo deve custar R$ 290 milhões, sendo que R$ 38 milhões já estão na conta do Governo do ES. Os recursos são da União. A via fará parte da BR 101 e terá 19 km com quatro pistas (duas em cada sentido), ligando os Km 249 (próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal) ao Km 275 (próximo ao Condomínio Alphaville) da BR.
O Contorno vai retirar o trânsito de veículos pesados no trecho da BR 101 entre Carapina e Serra Sede, que deverá ser municipalizado. E assim que estiver pronto será gerido pela concessionária ECO 101.