Categories: Notícias

Contra abusos do telemarketing, ‘Não perturbe’ da Anatel passa a funcionar hoje

Contra os abusos do telemarketing, tem início o ‘Não Perturbe’ da Anatel. (Foto: Vilson Vieira Jr.)

Os usuários de telefonia fixa e móvel, TV paga e internet banda larga podem, a partir de hoje (terça-feira), se inscrever no cadastro nacional “não me perturbe”, uma iniciativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para inibir ligações indesejadas feitas pelas empresas que prestam esses serviços.

Para que o consumidor não receba mais chamadas com ofertas, ele deve acessar o site (clique aqui) e preencher um formulário. A suspensão das chamadas pelas empresas de telecomunicações ocorre em até 30 dias, contados da data do cadastro.

A medida nasceu de uma ação da Anatel, que determinou que as principais empresas do setor implementassem uma lista nacional e única de usuários que não querem receber chamadas de telemarketing. Operadoras como Claro/Net, Oi, Sky, Telefônica/Vivo e TIM ajudaram a desenvolver o site “não me perturbe”.

A medida se refere somente às ligações com ofertas de serviços e produtos de telecomunicações, que são regulados pela agência e respondem a 32% das chamadas indesejadas. A lista do “não me perturbe” vale para todo o Brasil e não substitui os cadastros dos Procons estaduais. De janeiro de 2016 a junho de 2019, foram registradas na Anatel 86.493 reclamações referentes a ligações indesejadas (telemarketing).

Além do cadastro, as operadoras devem criar e divulgar amplamente um canal para o consumidor não receber esse tipo de ligações. Com isso, as empresas não podem mais efetuar ligações telefônicas para ofertar seus pacotes ou serviços aos clientes que registrarem seus números nessa lista nacional a ser criada.

Vale lembrar que o Procon Estadual também disponibiliza ferramenta semelhante que pode ser acessada clicando aqui. Ela também cria um cadastro de bloqueio de telemarketing, mas que abrange todos os serviços ofertados por esse tipo de ligação. Segundo o Procon-ES, já são 55.879 cadastros em nove anos de funcionamento da lista.

Assim que o consumidor manifesta o desejo de não ser abordado por telemarketing, ele tem 30 dias para que seu número seja incluído no cadastro. Em nove anos do serviço, o “Não Perturbe” do Procon capixaba registrou cerca de 1.500 reclamações sobre telemarketing, incluindo pessoas que estavam bloqueadas, mas que ainda eram alvo dessas ligações.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…

8 horas atrás

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

8 horas atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

9 horas atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

10 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

11 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

18 horas atrás