Categories: Economia

Contratações temporárias de Natal vão cair 50% no ES, dizem logistas

Família durante compras em loja de brinquedos em Laranjeiras no ano passado: 2015 com menos contratações. Foto: Arquivo TN/Fábio Barcelos

No atual cenário político-econômico do Brasil, desemprego, alta de juros e inadimplência vêm aumentando. E as expectativas para contratações de empregos temporários no estado também não são positivas.

Segundo previsão feita pela Federação dos Lojistas do Estado o aumento nas contratações para este período deverá ser de 4%, metade do valor em comparação aos anos anteriores, que girava em torno de 8 a 10%.

“Esperamos uma queda de quase 50% sobre a contratação temporária, comparando com o mesmo período dos anos anteriores”, informou.

Os motivos são a redução nas compras pelas famílias e o encarecimento do crédito para capital de giro pelos bancos que leva os fornecedores a repassarem a alta dos custos aos produtos.

Segundo o presidente da Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas (FCDL/ES), Geraldo Magella, a recomendação para o empresário é preservar o fluxo de caixa, e isso explica por que as liquidações em lojas e shoppings continuam mesmo com a proximidade do Natal.

“O lojista tem que manter o caixa saudável, para não ter que tomar crédito, e cortar o que puder, mas sem se descuidar do serviço. Por isso, demitir pode ser perigoso, porque pode espantar clientes com a perda de qualidade no atendimento”, afirmou o presidente.

Para quem quer uma vaga temporária, a dica é já distribuir os currículos. “Neste ano, as contratações só devem começar no fim de outubro, mas muitas lojistas já começam a analisar os candidatos para iniciar a fase de treinamentos no mês que vem”, finalizou.

Empresas estão mais endividadas

Análises feitas pelos números indicadores do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontam que o mês de agosto registrou mais uma alta no número de empresas com dívidas no estado.

Em relação ao mês de agosto de 2014, as empresas inadimplentes cresceram em 9,9%, sendo a maior variação anual do indicador desde julho de 2013.

Na comparação mensal, entre os meses de julho e agosto deste ano, o aumento na inadimplência foi de 0,56%. Aumentou ainda a quantidade de dívidas em atraso em nome de pessoas jurídicas: 1,04% na variação mensal, e 10,49% em relação a agosto de 2014.

Ainda segundo essa análise, o maior crescimento no número de empresas inadimplentes ocorreu na região Sudeste, onde a quantidade de devedores aumentou 17,32% em relação a agosto do ano passado; seguido pelo Nordeste, que teve uma alta de 13%, e pelo Norte, com 12,47%.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Governo do Estado abre concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4 mil

O Governo do Estado oferta um novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4…

6 minutos atrás

Encenação da Paixão de Cristo na Serra será nesta sexta-feira (18), aos pés do Mestre Álvaro

A encenação da Paixão de Cristo é uma tradição na Serra e acontecerá nesta sexta (18) em Vista da Serra…

13 minutos atrás

Mulher pula de 2º andar de supermercado para fugir assaltante na Serra

Foto: reprodução/Agente Dias No último sábado (12), uma jovem de 23 anos pulou do segundo andar de um supermercado, onde…

47 minutos atrás

Análise | Os 100 dias do primeiro novo prefeito da Serra após 28 anos

Crédito: divulgação. Depois de 28 anos, a Serra está conhecendo um novo prefeito. Weverson Meireles (PDT) completou recentemente 100 dias…

1 hora atrás

Projeto Música Azul lança videoclipes infantis com foco em crianças autistas

Criado em 2018 pela musicoterapeuta Luciana Lopes, o Projeto Música Azul tem como missão contribuir para o desenvolvimento e socialização…

1 hora atrás

Detran abre 7 mil novas vagas para tirar carteira de motorista de graça no CNH Social

O Detran abriu 7 mil novas vagas para tirar carteira de motorista de graça no CNH Social. Crédito: Divulgação O…

4 horas atrás