Categories: Economia

Contratações temporárias de Natal vão cair 50% no ES, dizem logistas

Família durante compras em loja de brinquedos em Laranjeiras no ano passado: 2015 com menos contratações. Foto: Arquivo TN/Fábio Barcelos
Família durante compras em loja de brinquedos em Laranjeiras no ano passado: 2015 com menos contratações. Foto: Arquivo TN/Fábio Barcelos

No atual cenário político-econômico do Brasil, desemprego, alta de juros e inadimplência vêm aumentando. E as expectativas para contratações de empregos temporários no estado também não são positivas.

Segundo previsão feita pela Federação dos Lojistas do Estado o aumento nas contratações para este período deverá ser de 4%, metade do valor em comparação aos anos anteriores, que girava em torno de 8 a 10%.

“Esperamos uma queda de quase 50% sobre a contratação temporária, comparando com o mesmo período dos anos anteriores”, informou.

Os motivos são a redução nas compras pelas famílias e o encarecimento do crédito para capital de giro pelos bancos que leva os fornecedores a repassarem a alta dos custos aos produtos.

Segundo o presidente da Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas (FCDL/ES), Geraldo Magella, a recomendação para o empresário é preservar o fluxo de caixa, e isso explica por que as liquidações em lojas e shoppings continuam mesmo com a proximidade do Natal.

“O lojista tem que manter o caixa saudável, para não ter que tomar crédito, e cortar o que puder, mas sem se descuidar do serviço. Por isso, demitir pode ser perigoso, porque pode espantar clientes com a perda de qualidade no atendimento”, afirmou o presidente.

Para quem quer uma vaga temporária, a dica é já distribuir os currículos. “Neste ano, as contratações só devem começar no fim de outubro, mas muitas lojistas já começam a analisar os candidatos para iniciar a fase de treinamentos no mês que vem”, finalizou.

Empresas estão mais endividadas

Análises feitas pelos números indicadores do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontam que o mês de agosto registrou mais uma alta no número de empresas com dívidas no estado.

Em relação ao mês de agosto de 2014, as empresas inadimplentes cresceram em 9,9%, sendo a maior variação anual do indicador desde julho de 2013.

Na comparação mensal, entre os meses de julho e agosto deste ano, o aumento na inadimplência foi de 0,56%. Aumentou ainda a quantidade de dívidas em atraso em nome de pessoas jurídicas: 1,04% na variação mensal, e 10,49% em relação a agosto de 2014.

Ainda segundo essa análise, o maior crescimento no número de empresas inadimplentes ocorreu na região Sudeste, onde a quantidade de devedores aumentou 17,32% em relação a agosto do ano passado; seguido pelo Nordeste, que teve uma alta de 13%, e pelo Norte, com 12,47%.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Pela primeira vez, eleição no Planalto Serrano – Bloco A tem chapa única

Reunião que definiu os rumos da disputa comunitária no bairro. Crédito: Marlon Marques As eleições comunitárias do bairro Planalto Serrano…

13 horas atrás

Comunicado – 16/04/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 16-04-2025 - 3ª ediçãoBaixar

15 horas atrás

Grupo Prime apresenta instalações da Jaecoo & Omoda no ES

Agora, em 2025, o Grupo Prime assume as operações das marcas Jaecoo e Omoda no Estado e a nova concessionária…

16 horas atrás

Sábado é dia de pagode ao ar livre no Tchau e Bença, na Serra

A noite no Tchau e Bença, na Serra, contará com apresentações de Frazão, Andin (foto) e DJ Bruninho. Crédito: Divulgação…

17 horas atrás

Serra é a 6ª do Brasil (e 1ª do ES) que mais investe em obras, escolas, saúde e infraestrutura, aponta levantamento

Em 2024, a Serra inaugurou a maior obra já construída com recursos próprios: R$ 123 milhões investidos em uma das…

17 horas atrás

Ciclo religioso de São Benedito se encerra com a derrubada dos mastros na Serra

No sábado (19), a derruba do mastro acontece em Manguinhos e Nova Almeida; já no domingo (20), a tradição segue…

17 horas atrás