Um novo lote da vacina Coronavac, produzida pelo Butantan/Sinovac, chegou ao Espírito Santo nesta segunda-feira (25). De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Ministério da Saúde enviou 16.200 novas doses do imunizante contra a Covid-19. Todas elas foram transportadas em um voo comercial da Latam.
A Sesa informou, por meio de nota, que a nova remessa da Coronavac será utilizada nos grupos prioritários já definidos. “As doses serão encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria da Saúde (Sesa), em Vitória, para serem distribuídas às Regionais da Saúde e municípios a partir desta terça-feira (26)”, informou, em nota.
Assim como as primeiras doses encaminhadas na última segunda-feira (18), a vacina do Butantan será aplicada em um intervalo de quatro semanas, para isso, a Secretaria da Saúde realizará uma nova distribuição às Regionais, o que deve ocorrer na terceira semana do mês de fevereiro.
“Para este momento, as novas doses da CoronaVac serão disponibilizadas a uma quantidade de trabalhadores da saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19. A ampliação do população-alvo, como idosos acima de 75 anos não institucionalizados, acontecerá com o recebimento de mais doses e para isso, aguardamos a previsão do Ministério da Saúde”, explicou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Sesa, Danielle Grillo.
Até às 15h desta segunda-feira, 10.656 mil pessoas do público-alvo foram vacinadas no Estado. Os dados são do Programa Estadual de Imunizações, da Secretaria da Saúde (Sesa). Os municípios da Região Metropolitana de Saúde realizaram, até o momento, a imunização de 3.393 mil pessoas; nos municípios da Região Sul foram 4.094; nos municípios da Região Central foram 2.102 vacinados; e os municípios da Região Norte totalizaram 1.067 pessoas imunizadas.
As 35.500 doses da vacina da Oxford-AstraZeneca recebidas pelo Espírito Santo começaram a ser distribuídas à regionais de saúde e aos municípios capixabas na tarde desta segunda. De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Sesa, a distribuição da Oxford-AstraZeneca faz parte da estratégia estadual para ter perda zero do imunizante.
“Trabalhamos com o ideal de perda zero por se tratar de um insumo escasso, por isso precisamos, estrategicamente falando, otimizar os imunizantes da Oxford-AstraZeneca em municípios maiores, devido ao tempo de validade de cada frasco. O objetivo é que quando a produção passar a ser feita pela Fiocruz, consigamos ampliar para os demais municípios, pois com a produção nacional, conseguiremos diminuir de 10 para 5 doses cada frasco, dando mais otimização ao produto”, explicou Danielle Grillo.
Até o momento, cerca de 700 pessoas foram vacinados na Serra. O grupo prioritário desta primeira etapa de imunização é bem reduzido e foi definido pelo Ministério da Saúde: apenas idosos em instituições de longa permanência e profissionais de saúde na linha de frente do combate ao coronavírus.
A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…
O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…
A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…
O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…
Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…