A Serra se tornou um ponto de refúgio para os pacientes com coronavírus de Manaus, capital do Amazonas – onde se vive um colapso no sistema de saúde por conta da falta de oxigênio que já matou pessoas que estavam internadas para serem tratadas da Covid-19. Após o Governo do Espírito Santo oferecer socorro, 36 pessoas foram transferidas para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, na noite de quinta (21) e madrugada desta sexta-feira (22).
A informação da transferência dos pacientes já havia sido noticiada pelo TEMPO NOVO na tarde desta quinta. O primeiro vôo com pacientes transferidos chegaram ao Aeroporto de Vitória por volta das 21 horas de ontem (21). O segundo vôo pousou por volta das 1h30 de hoje. Eles estavam acompanhados de enfermeiros e médicos com quadro clínico estável. Todos foram encaminhados de ambulâncias para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a transferência entre os estados foi organizada pelo Ministério da Saúde, via Força Aérea Brasileira (FAB). Já o processo de regulação acontece em parceria com as Secretarias de Saúde dos estados.
No Jayme, todos pacientes estão em isolamento dos demais internados da unidade. O Governo do Estado garantiu que não há risco de contaminação de novas mutações do coronavírus, como ocorreu em Manaus.
Além do Espírito Santo, outros estados abriram as portas para os pacientes: Teresina, no Piauí; Distrito Federal; São Luís, Maranhão; João Pessoa, na Paraíba; Natal, Rio Grande do Norte; Goiânia, Goiás; Fortaleza, Ceará e Recife, Pernambuco.
Parabéns surpresa
A chegada dos pacientes de Manaus foi tomada por emoção e contou até com parabéns surpresa para um dos transferidos. Uma das pessoas, conhecida como ‘senhor Jairo’ estava fazendo aniversário. A data comemorativa foi descoberta após ele informar sua data de nascimento para os profissionais de saúde do hospital Jayme dos Santos Neves, que fizeram uma singela homenagem para ele.
Solidariedade
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou na semana passada a disponibilização de leitos para pacientes de Manaus. Na conta oficial do Twitter, o chefe do Executivo estadual afirmou:
“O ES está disponibilizando 30 vagas de UTI-COVID para atender pacientes do Amazonas. Temos condições de recebê-los a partir desta madrugada. O momento exige solidariedade e união dos Estados em prol das vidas humanas”, disse o governador via redes sociais.