Continua subindo a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento de pacientes com a Covid-19 na Serra, que agora atingiu o índice de quase 80%. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a cidade possui 214 pessoas internadas em UTIs – todas elas no Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, e no Hospital Dório Silva, em Parque Residencial Laranjeiras.
No hospital de Morada, a situação é mais crítica e a ocupação de leitos de UTI para coronavírus chega aos 85%.
Além desses pacientes, existem outros 51 que estão internados em leitos de enfermaria – um total de 78,55% no Dório Silva e 55,55% no Jayme dos Santos. Ao todo, o Governo do Estado, através dos dois fornece à população, 309 leitos de UTI e 78 de enfermaria exclusivos para pacientes com coronavírus.
A taxa média de ocupação (por Covid-19) da Serra é de 76,5%. Apesar disso, é importante destacar que, de acordo com o Estado, não há nenhum colapso ou superlotação de leitos hospitalares na Serra e nem em outras cidades capixabas.
Já os leitos que atendem outros tipos de comorbidades no Jayme estão com capacidade ocupada em 83,29%. De enfermaria, são 108 leitos, sendo que 78 estão ocupados. Já os de UTI, são 281 leitos, sendo que 246 estão ocupados.
No Dório Silva, leitos para outras doenças estão com a ocupação em 82,67%. De enfermaria, são 155 leitos, sendo que 124 estão ocupados. Já os de UTI, são 70 leitos, sendo que 62 estão ocupados.
Vale lembrar que o Estado havia centralizado os pacientes infectados pela Covid-19 no hospital de Morada de Laranjeiras, mas com o avanço do coronavírus e aumento de internações, a Secretaria de Estado da Saúde voltou a abrir leitos no Dório Silva, em Parque Residencial Laranjeiras.
Conforme apurado pelo TEMPO NOVO, a última atualização de ocupação de leitos foi divulgada pela Secretaria de Saúde às 11 horas desta terça-feira (22).
Coronavírus na Serra
Segundo os dados divulgados pela Sesa, no total, a Serra já possui 28.897 moradores que foram infectados pela doença, 624 mortos e 27.634 pacientes considerados recuperados da Covid-19. Além de ser a segunda cidade com mais óbitos no ES, a Serra também é a segunda com o maior número de pessoas contaminadas, ficando atrás apenas de Vila Velha.