Especial: pandemia de coronavírus

Coronavírus: hospitais da Serra estão com quase 80% dos leitos de UTI ocupados

No Jayme, situação é mais crítica. Foto: Divulgação. Foto: Arquivo Tempo Novo

Continua subindo a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento de pacientes com a Covid-19 na Serra, que agora atingiu o índice de quase 80%. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a cidade possui 214 pessoas internadas em UTIs – todas elas no Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, e no Hospital Dório Silva, em Parque Residencial Laranjeiras.

No hospital de Morada, a situação é mais crítica e a ocupação de leitos de UTI para coronavírus chega aos 85%.

Além desses pacientes, existem outros 51 que estão internados em leitos de enfermaria – um total de 78,55% no Dório Silva e 55,55% no Jayme dos Santos. Ao todo, o Governo do Estado, através dos dois fornece à população, 309 leitos de UTI e 78 de enfermaria exclusivos para pacientes com coronavírus.

A taxa média de ocupação (por Covid-19) da Serra é de 76,5%. Apesar disso, é importante destacar que, de acordo com o Estado, não há nenhum colapso ou superlotação de leitos hospitalares na Serra e nem em outras cidades capixabas.

Já os leitos que atendem outros tipos de comorbidades no Jayme estão com capacidade ocupada em 83,29%. De enfermaria, são 108 leitos, sendo que 78 estão ocupados. Já os de UTI, são 281 leitos, sendo que 246 estão ocupados.

No Dório Silva, leitos para outras doenças estão com a ocupação em 82,67%. De enfermaria, são 155 leitos, sendo que 124 estão ocupados. Já os de UTI, são 70 leitos, sendo que 62 estão ocupados.

Vale lembrar que o Estado havia centralizado os pacientes infectados pela Covid-19 no hospital de Morada de Laranjeiras, mas com o avanço do coronavírus e aumento de internações, a Secretaria de Estado da Saúde voltou a abrir leitos no Dório Silva, em Parque Residencial Laranjeiras.

Conforme apurado pelo TEMPO NOVO, a última atualização de ocupação de leitos foi divulgada pela Secretaria de Saúde às 11 horas desta terça-feira (22).

Coronavírus na Serra

Segundo os dados divulgados pela Sesa, no total, a Serra já possui 28.897 moradores que foram infectados pela doença, 624 mortos e 27.634 pacientes considerados recuperados da Covid-19. Além de ser a segunda cidade com mais óbitos no ES, a Serra também é a segunda com o maior número de pessoas contaminadas, ficando atrás apenas de Vila Velha.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eleições 2024: Após decisão do TRE, candidatos da Serra ficam fora da propaganda na TV

Apesar dos seus mais de 200 mil eleitores e da possibilidade de segundo turno, a Serra continua fora da propaganda…

4 horas atrás

Violência no trânsito da Serra registra redução de 20% no primeiro semestre de 2024

O número de acidentes com vítimas fatais continua em queda na Serra. Mesmo a cidade figurando em primeiro lugar como…

7 horas atrás

“Lordose pra Leão” lança ‘Os Ratos São Humanos’, single de seu sexto álbum

A banda Lordose Pra Leão, ícone do punk capixaba e do país, acaba de lançar o single "Os Ratos São…

9 horas atrás

Anizio expõe a fragilidade da vida e das relações em seu 1º EP que lançado nesta terça

A fragilidade da vida e das relações amorosas serviram de inspiração para as canções de “Efêmero”, 1º EP do cantor…

9 horas atrás