A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento de pacientes com a Covid-19 na Serra vem subindo nos últimos dias e atingiu o índice de quase 80%. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a cidade possui 154 pessoas internadas em UTIs – todas elas no Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras.
Além desses pacientes, existem outros 26 que estão internados em leitos de enfermaria – um total de 65%. Ao todo, o Governo do Estado, através do Jayme, fornece à população, 193 leitos de UTI e 40 de enfermaria.
A taxa total de ocupação da Serra é de 77,25%. Apesar disso, é importante destacar que, de acordo com o Estado, não há nenhum colapso ou superlotação de leitos hospitalares na Serra e nem em outras cidades capixabas.
Já os leitos que atendem outros tipos de comorbidades no Jayme estão com capacidade ocupada em 74,23%. De enfermaria, são 108 leitos, sendo que 69 estão ocupados. Já os de UTI, são 280 leitos, sendo que 219 estão ocupados.
Vale lembrar que o Estado centralizou os pacientes infectados pela Covid-19 no hospital de Morada de Laranjeiras. No Dório Silva, em Parque Residencial Laranjeiras, não há leitos de UTI e enfermaria disponíveis para o coronavírus.
Sobre os dados de outras doenças, há 388 leitos no Dório Silva, sendo que 288 estão ocupados. Uma média de 74,23%. Conforme apurado pelo TEMPO NOVO, a última atualização de ocupação de leitos foi divulgada pela Secretaria de Saúde nesta segunda-feira (2).
Serra não registra mortes por coronavírus há três dias
Apesar de ser uma das cidades capixabas mais afetadas pela pandemia do coronavírus, a Serra está há três dias sem registrar moradores mortos por complicações da Covid-19. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Entretanto, o município segue contabilizando altos números diários de casos confirmados da doença e ocupa a terceira colocação no triste ranking de cidades com mais infectados e óbitos pela Covid-19 no ES.
É importante destacar que o não registro de mortos durante as últimas 72 horas não significa, na prática, que nenhum morador morreu por complicações da doença nesse período, mas sim que não houve registro oficial de óbitos. Além disso, durante fins de semana e feriados, é comum que haja atraso na contabilização desses dados.
De acordo com os dados mais recentes publicados no Painel Covid-19, a Serra já registra, no total, 19.926 pessoas que foram infectadas, 540 mortes e 18.781 moradores considerados curados da doença. Nas últimas 72 horas, nenhuma morte foi contabilizada, mas casos confirmados continuam ocorrendo. Em 24 horas, por exemplo, foram 166 novos infectados.
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, existem outros 25.877 moradores do município que podem estar infectados pelo coronavírus. No momento, eles aguardam o resultado dos testes já realizados.